sexta-feira, 21 de junho de 2013

21, 22 e 23.06.13 - Dias 66, 67, 68 - Tallinn (EST) - Helsinki (FIN)

Sexta-feira
Atravessamos o Golfo da Finlândia de ferry Viking Line, saída 08:00 e chegada 10:30, 90 km através do Mar Báltico. Um baita barco, ou melhor, gigantesco!
Tomamos café durante a travessia, circulamos um pouco para conhecer o barco, fomos no free-shop e compramos chocolates e caviar em pasta.
Quando pensamos em cochilar  ... chegamos.

MH dentro do Viking Line

Porto de Tallinn (EST)

Cidadela

Finlândia 5.300.000 habitantes / PIB per capita US 47.000 / Helsinque 600.000 hab., o que faz dela segundo pesquisas a melhor cidade para se morar. Segundo o Prefeito de Helsinque "cidade boa para seus moradores, também é boa para os turistas"...prioridade: moradores.
Os diferenciais de Helsinque:
- número de habitantes é administrável
- incentivo a produtores locais e negócios
- cidade saudável, agradável e funcional
- níveis de criminalidade e segurança
- inovação urbana em relação à ecologia e transportes públicos
Acho que deu... mas deve ter mais...
O camping fica na periferia, +- 15 km, é o melhor, maior e mais organizado que já ficamos. Cada MH tem um box separado por cerca viva, eletricidade, água, etc.
Como nem tudo é perfeito o banho é daqueles que a gente tem que ficar apertando o botão, mas cai bastante água e demora quase "20 segundos". Se você consegue tomar banho com uma mão só, pode ficar apertando o botão sem parar e aí fica bom!! Coisas da vida!
Hoje é o Primeiro dia do Verão - Feriadão nacional -até segunda-feira. E dia 24 começa do Dia do Orgulho de Helsinque.
Resultado: praticamente tudo fechado e o povo nas ruas, praças, praias. E muita bebedeira. Eles esperam 9 meses pelo início do verão, hoje é dia de liberou geral.
O solstício de verão marca o ápice de horas de luz diurna: mais de 19 hs e as outras 5 hs fica "clarinho". Situada na Latitude Norte 60º.
02:00 hs

Outra tradição do verão: as pessoas lavam seus tapetes em público: nas ruas, praias, canais (sempre com sabão biodegradável).
Daqui do camping para o centro vamos de metro: como sempre apanha-se um pouco para comprar bilhete mas depois já dá para explicar para outras pessoas...Já disse que não tem bilheteiro, cobrador, fiscal, guarda: mas não se deve facilitar. Na volta entrou no vagão 5-6 pessoas pedindo o bilhete. É raro de se ver mas tem. A multa é de 80 euros mais o preço da passagem 2,20 euros. Eles já vem com a máquina de cartão na mão ...
Aqui tudo está escrito em Finlandês e Sueco (línguas oficiais) e o inglês onde precisamos todos falam.
Museus fechados, lojas, restaurantes, nos restou bater perna.
Helsinque foi em 2012 a Capital Mundial do Design, evento que a cada 2 anos escolhe a cidade que aplica o design para melhorar a vida social, cultural e econômica de seus moradores.
O design nórdico é reconhecido há muito tempo, aqui é a terra de Alvar Aalto e outros nomes, da Nokia, dos lagos (mais de 180.000).
Fomos conhecer a Estação Ferroviária e por fora, teatro, sala de concertos, parlamento e igrejas.
98% dos finlandeses são luteranos.
Em termos de limpeza não dá para  comparar com as cidades da Alemanha, mas  ainda assim é limpa.
No sábado voltamos ao centro para almoçar no Mercado de Peixes: fechado por ser o segundo dia do verão... como ontem, a maioria dos restaurantes e tudo o mais fechado.
Quando já estávamos para ter um ataque de fome entramos num Mac Donalds  e lá deixamos um bocado de euros a troco de nada de bom!
Visitamos a Catedral Luterana - Tuomiokirkko.

Praça do Senado

A Catedral Ortodoxa Russa Uspenky.

Igreja Luterana - Temppeliaukio, de 1969, esculpida no granito, desenho circular e com iluminação natural por 180 janelas no topo.
Também usada para concertos devido á boa acústica das paredes de rocha.
idealizada pelos irmão Timo e Tuomo Suomalainem.

Teto e camarote de cobre

Andamos pela esplanada Norte e Sul, na rua do comércio Aleksanterinkatu.
Hoje, domingo, não saímos já que o feriadão continua.

Capela de recolhimento - em madeira

Para pedestres e ciclistas

Tijolos vermelhos - característica de Helsinque

Portal de entrada da Ferroviária

Metrô
Roupa lavada, casa arrumada....
Amanheceu tempo feio mas depois o sol apareceu e um calorão de 20º fez todos correrem para a praia.
Silvano, em Roma como os romanos, foi tomar banho de mar e um pouco de sol.

Domingão: caipirinha e caviar ...

E banho de mar
Amanhã partimos de Helsinque. Na verdade conhecemos quase nada, andamos muito. Quando se faz viagem longa como a nossa de vez em quando  isso vai ocorrer. Chegar numa segunda, por exemplo, já  sabe que muitos lugares estarão fechados. Mas a vida continua. Voltaremos a Helsinque!
Agora temos que decidir se vamos dar a volta pela Finlândia, passando pelo Circulo Ártico ou ir de ferry para Suécia.
Decisões difíceis a serem tomadas.