Bétulas |
Levantamos acampamento em direção a Savonlinna. Vamos entrar na região dos lagos. Almoçamos em um posto na estrada e fizemos mercado da semana. Não se pode comprar muita coisa, a geladeira não comporta.
Hoje rodamos bastante: 350 km. Não sei por quantos lagos passamos mas foram muitos. Problema de água eles não tem, já a energia é muito cara. Temos pago nos campings 6 euros por dia de eletricidade!
Passamos pelo lago Saimaa, o maior de todos (4.000 km²) e vimos o barco puxando uma jangada de toras. Não sei quantos metros tem aquela jangada mas parece ser muito grande.
Para resumir: são 187.000 com +- 100.000 ilhas só nos lagos...nem me perguntem quem contou!
Jangada de toras |
Outra coisa que tem por aqui é árvore! Mas imagine muita árvore! Reflorestamento no país inteiro: abetos, bétulas e pinheiros. Mais de 70% é reflorestamento e 8% agricultura. Ainda não passamos por trecho sem reflorestamento, até nas ilhas dos lagos tem plantio de árvores.
Chegamos em Savonlinna tomamos um café, olhamos o castelo, o porto e fomos para o camping. Achei bem sem graça esse, é muito grande, em descida, meio com cara de desorganizado. internet prá variar não tem.
Silvano foi nadar no lago e depois subimos para a recepção para assistir jogo BR x URU.
Em Helsinque já não escurecia, aqui então é zero escuro. Precisa ter muita disciplina para deitar, olha-se prá fora e tem sol no horizonte se pondo quase meia-noite. É difícil deitar com essa claridade. Como está muito calor não dá para fechar tudo e aí tem que decidir entre o claro e o calor!!
Que mimosos...aprendendo a nadar com os pais ... |
Se a conta de 180.000 for correta, menos 30 = 179.970, é o que nos falta.
Almoçamos de novo em posto de estrada, que tem mercado, restaurante e livraria. Pela segunda vez sacamos $$ de caixa automático.
Lagos, laguinhos, lagões |
Alface compra-se em vaso |
Arremesso de celular!! |
Igreja séc. 15 e cemitério |
Tem feito calor, chove, pára de chover...
Chegamos em Kuopio por volta de 16:00. Camping muito bom, e sempre cheios.
O que temos notado aqui na Finlândia é que os usuários de MH não são apenas casais de idade mais avançada. Por aqui muita gente nova e muita criança...fazia tempo que não víamos tantas crianças e muito cachorro também, de dois tipos: grande e muito grande!
Preparando as toras para o barco levar para as indústrias |
Nossa mesa: para não perdermos o rumo |
Choveu e ventou muito. Boa noite. Beijos. Saudades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário