terça-feira, 8 de outubro de 2013

05 a 08.10.2013 - Dias 172 a 175 - Paris - Bourges - Le Puy-en-Velay

Hoje é sábado, a Ivy partiu ontem e vamos ficar mais um dia aqui no camping dedicados à arrumação do MH.
Fomos almoçar de novo no "português" (bacalhau ora pois), comprinhas no Carrefour, siesta e de resto nada.
 Demonstração inequívoca que o Outono está aí ... 
Despedida de Paris
Falamos com a Ivy e foi tudo bem, parece que o piloto pisou fundo no acelerador pois chegaram bem antes da hora. Ficou de molho até encontrar o Iésio (pai dela) que também estava chegando de viagem. 
No domingo vamos atravessar a lateral da província do Vale do Loire, região pontilhada de castelos, mostra de um passado faustoso, onde o céu era o limite para quem "mandava". Mas não vamos parar em nenhum, já cá estivemos em outra viagem nos idos de 1998.


Atravessamos a cidade de Orléans sem no entanto conhecê-la: foi aqui que a "Donzela de Orleans"= Joana D'Arc salvou a França dos ingleses em 1429. 
Ela é a heroína francesa por excelência: guerreira, virginal, mártir e representação da França. Sua campanha com ajuda divina para "expulsar os ingleses da França" durante a Guerra dos Cem anos inspira desde sempre peças de teatro, poesia e filmes. Porém em 1430, foi presa e entregue aos ingleses , acusada de bruxaria e queimada na fogueira em 1431 na cidade de Rouen aos 19 anos. Foi canonizada em 1920. (Tenho a impressão que já disse tudo isso, relevem por favor ...)
De toda forma passamos batido pela cidade, mas lemos um pouco da história e sempre vale de alguma coisa: não vimos mas aprendemos alguma coisinha.
Vamos ficar 2 dias em  Bourges : cidade galo-romana, isto é, velha, muito velha ... terra de Jacques Coeur. Prá falar a verdade nunca havia ouvido esse nome mas vamos lá: foi ministro das relações exteriores de Carlos VII, hábil comerciante de armas, tradição mantida até hoje na cidade.
 Em cima do pedestal : Jacques Coeur              Ao lado : Joaquim Silvano


Conseguem enxergar os corações e as conchinhas de vieira?

 Também é um centro universitário e cultural, com festival na primavera de música e dança.
Ainda existe trechos da muralha galo-romana, inclusive a casa do Jacques Coeur foi construída em cima da muralha. "Casinha" gótica terminada de construir em 1453, com os emblemas de Coeur: conchas de vieiras e corações e o lema de sua família "A vaillant coeur, rien impossible" = a um coração valente, nada é impossível!
 Conseguem enxergar as vieiras e corações??

A região de Berry também é rota da peregrinação de Santiago com destino a Compostela na Espanha, com várias referências e marcas da rota.




A Igreja de St-Etienne é belíssima, gostamos muito. Se bem que chega uma hora em que uma igreja gótica tem cara de apenas mais uma igreja gótica ... ver mais um claustro por vezes é repetir o mais do mesmo ... de toda forma vamos vendo e tentando guardar algum diferencial de cada um.
 A entrada principal tem 5 portas ricamente esculpidas com cenas do Juízo Final. Na foto abaixo, bem ao centro, pode-se ver a "balança" pesando o que fizemos de bom ou de ruim e o diabinho esperando afoito seus hóspedes ...
  



Essa igreja é a igreja gótica mais larga da França e a mais semelhante que a Notre-Dame de Paris, mas achei mais agradável de percorrer, talvez por não ser tão sombria. Está em restauração o telhado e uma das laterais.
Só para ter uma ideia do tamanho : a nave com largura de 41 mts, comprimento 117 mts e altura 37 mts. São números de peso!  



A construção deu-se em duas fases : 1125-1215 e 1220-1245.


As janelas possuem vitrais do século 13






Rua Bourbonnoux




Seu centro histórico possui uma quantidade expressiva de  casas em "enxaimel"="pan de bois".
Homenagem a escritores

Praça do Mercado


Hora do rango: uma panela de mexilhão e salada


Museu instalado em antigo "hôtel", na verdade a palavra hôtel quer dizer: casa senhorial, palacete urbano. Por exemplo, as instalações da prefeitura é "Hôtel de Ville" (+- isso ok??)

Conversadeira




Isso foi tudo: gostamos da cidade, como se diz hoje em dia "cidades em escala humana", com recantos para admirar, pracinhas para conversar com o vizinho, mercadinho próximo, transporte público de qualidade, quando o indivíduo é mais importante que o carro ... pelo menos essa é minha definição de cidade boa para se morar. Vou procurar o que dizem arquitetos sobre esse assunto ... 
Na terça-feira vamos para Le Puy-en-Velay - um local emblemático parao Caminho de Santiago.
Perto de Bourges, +- 40 km paramos na Abadia de Noirlac: fundada pelos monges cistercienses: a Ordem de Cister foi fundada quando alguns monges deixam a ordem de Cluny com a intenção de retomar a antiga regra beneditina: ascetismo, rigor litúrgico e o trabalho.
Construída a partir de 1150 é um reflexo da simplicidade da ordem, sem decoração rebuscada. Depois da Revolução Francesa, em 1791, a Abadia é confiscada e vendida.
Foi ocupada por uma manufatura de porcelana durante grande parte do século 19. Em 1909 voltou às mãos do Departamento de Cher  e sofreu uma restauração efetiva de 1950 a 1980.    
Desde 2008 é um centro cultural, com apresentações artísticas, exposições e eventos, principalmente no verão.
Isso é uma instalação, "homens compridos e negros", não sei exatamente o que  é,  faz parte da exposição


Entrada da Igreja, sem estátuas e outros enfeites



 Claustro: imagine que o entorno da abadia era muito hostil nos idos de 1150 ... e esse pátio era a tranquilidade que eles precisavam para meditar quando não estavam transcrevendo textos. Havia um poço no centro e árvores ... 



Refeitório enorme mas dizem que as rações de comida servida eram o estritamente necessário, cardápios monótonos... além de não poderem bater papo (o silêncio fazia parte do cardápio)

 Mais uma instalação "instalada" dentro dos quartos onde recebiam hóspedes
Segundo o autor: objetos de viagem 






 Em 1939 o prédio abrigou mulheres e crianças espanholas que escaparam do "franquismo" ... Não nos esqueçamos.

 Abadia vista vamos que tem chão pela frente! Paramos no mercado, compramos comida pronta e comemos em casa.
Entramos na região do Maciço Central, uma região cheia de surpresas, subidas, descidas íngremes e cidades escondidas feitas com pedras negras vulcânicas. Mas o tempo urge e não podemos parar ... 

Frio e chuva, sol de novo
 
   
Chegamos já noite em Le Puy, camping fica praticamente dentro da cidade, em zona inundável com grandes chuvas. Várias placas mostrando para onde correr se o "bicho quiser pegar" ....
Boa noite, até amanhã.

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...