terça-feira, 20 de setembro de 2011

67.dia - Catalão (GO) - Ribeirão Preto (SP)

20 de setembro de 2011 - Feriado no RS
"Como aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de setembro
O precursor da liberdade

Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossos valores
De modelo a toda terra ....

e por aí vai o Hino do Rio Grande do Sul

Um pouco de história: em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas liderados por Bento Gonçalves  entravam na província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos farrapos =Revolução Farroupilha, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do estado do RS, dando origem à República Piratini, que durou cerca de 7 anos.
No início não era uma revolução separatista, e sim para exigir do império condições mais justas para as questões econômicas e sociais. Maiores informações ... google.
Em 2010 foi no 20 de setembro que chegamos de nossa viagem depois de 77 dias...veremos esse ano em quantos dias!!!
Voltemos ao nosso dia a dia.
Saímos de Catalão quase 10:00 hs para um recorrido de 400 km, como ontem, as estradas são bem melhores das que já cruzamos em outros dias. Teve um pouco de serra, mas depois de Araguari (MG) pista dupla o tempo todo.
Almoçamos entre Uberlândia e Uberaba e só prá variar cochilamos um pouco.
A divisa entre MG-SP é o Rio Grande e em seguida entramos na Via Anhanguera, boa estrada mas cobra um pedágio desanimante. Porque a Fernão Dias e a BR 101 em SC pode cobrar R$ 1,20 por eixo e aqui precisa ser R$ 10,60??
Chegamos a Ribeirão Preto bem na hora do rush e foi dose andar pelas ruas estreitas, em hora de movimento com esse bumbão...queríamos um posto o mais perto possível do "Pinguim" para poder tomar o chopp cremoso e poder voltar a pé para casa.
Achamos um pequeno Posto BR e depois de alguma negociação conseguimos nos encaixar num cantinho sem atrapalhar.
Banhamos e fomos para o "Pinguim", 5 quarteirões numa  reta de onde estamos: fundado em 1936, ao lado do Teatro D.Pedro II (1930, construído no auge da produção de café).
Lendas do chopp: antes de ir ao copo, a bebida descansa no barril por 24 hs, em câmara fria. Então segue por uma serpentina de 400 metros enterrada no gelo. Parte da espuma é descartada para que o colarinho fique mais cremoso.
Chopp escuro e pizza. Comprei 1 pinguim de geladeira para fazer companhia aos outros.
Amanhã vamos para Lençóis Paulista.
Kevin e Iris boa noite e beijos.


Rio Grande - Divisa MG-SP

Antigo Hotel Brasil - Ribeirão Preto




2 comentários:

Inara disse...

hummmmmm.... mas que inveja desse chopp!!

Inara disse...

ai credo, eu e o Átila estávamos vendo o site do Pinguim e meudeusdocéu!! ficamos babando nas fotos, no cardápio, nas comidinhas, tudo!!

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...