02.09.2011
Ao acordar e olhar pela janela, emoção: o Rio São Francisco, o Velho Chico correndo límpido e sereno.
Fomos visitar o Vapor Benjamin Guimarães. O guia - Francisco - nos explicou tudo nos detalhes: para a fornalha madeira de reflorestamento, apresentou a tripulação, camarotes (beliche, mesinha e prateleira, tudo bem arrumado), sala de comando, sala de máquinas...
Como disse ontem o Vapor sai todo domingo às 10:00, com duração de 3 hs, a R$ 40,00.
E a Empresa Municipal de Turismo também faz pacotes com 3/4 noites de duração quando há demanda.
O Vapor está na medida do possível bem cuidado, agora em novembro vai parar de novo para manutenção geral. Uma pena que não podemos dessa vez fazer o passeio, quem sabe numa próxima.
O Rio São Francisco ao passar pelo centro de Pirapora é bem encachoeirado, com pedras e ilhotas.
Ontem a noite vimos na beira-rio várias quadras esportivas com muita gente jogando - vôlei, futebol, peteca (com professor), correndo, pedalando, caminhando.
Hoje a paisagem no começo ainda era bem cerrado, aos poucos vai mudando e de repente nos deparamos com imensos chapadões com soja e algodão.
O que tinha ainda bastante eram as "veredas", grande sertão veredas: nas baixadas, água e as palmeiras buritis. Esse trecho de hoje faz parte do circuito turístico "Caminhos de Guimarães Rosa". Por aqui ele andou, anotando, ouvindo e conversando com os "manoelzões" da vida, tropeiros e andarilhos.
Almoçamos no MH. Depois de 415 km chegamos a Cristalina (GO) e estamos dentro da Brigada de Infantaria. De vez em quando um quartel é bom, tem a infra-estrutura e segurança. Podemos ficar bem tranquilos, apesar de não termos passado por nenhuma situação de perigo, sempre se fica alerta.
Cristalina é a cidade de maior altitude do centro-oeste em relação ao mar - 1250 m.
Fiz macarronada com linguiça. São quase 23:30, Silvano já vai dormir e eu vou daqui a pouco.
Um comentário:
que lindo, tomar café da manhã olhando o São Francisco!
Postar um comentário