sábado, 3 de maio de 2014

30.04.2014 - Dia 43 - Wirral - Liverpool - Wirral

Tempo só para variar: mais ou menos ... tem hora com mais chuva, tem momentos com menos chuva ... Isso deve ser a Inglaterra normal!sei
O camping está localizado a 4 km da estação de trem - West Kirby -  e fomos de bicicleta. Pensei que íamos deixá-las ali mas o Silvano achou que seria conveniente levá-las. Viagem de  30' ... tranquila e confortável.

Descemos na estação central de Liverpool e tínhamos de subir com as bicis pela escada rolante pois não encontramos o elevador. Bem ... eu sabia que não devia ter vindo com a dita cuja ... tinha um pressentimento e ele se materializou no segundo "tombaralho" que levei com a bicicleta. Não tive coordenação motora para tantas ações: escada que anda, bicicleta que foi para trás e eu que cai de costas ... 2 senhores da "terceira idade" com rapidez desligaram a escada rolante, ajudaram-me a levantar e levaram a bici escada acima. E o Silvano ficou com aquela cara de "o que que eu faço" e não fez nada... seguiu olhando...Por sorte não machuquei nem ralei nadinha.
Mais prontamente ainda apareceram 2 fiscais da estação e "preocupados" em saber se havia me machucado. Lá fomos nós atrás dos fiscais para dar nome, endereço, cpf etc. Eu sabia que não devia trazer abicicleta! Pelo menos aprendemos onde é o elevador e na volta não teremos problemas...
Bem, vamos ao assunto principal: o que nos traz a Liverpool ... quem sabe The Beatles pode ser uma dica! E foi só o que fizemos, apesar de Liverpool ter muito mais que os Fab4 (www.beatlesstory.com). Foi Capital da Cultura em 2008, sua Liverpool Philharmonic, Universidade e esportes também são outros atrativos além dos armazéns portuários restaurados à beira do Rio Mersey.
Liverpool completou 800 anos em 2007, mas com vestígios romanos desde o século I. Recebeu a carta-régia do Rei João em 1207, uma aldeia de pescadores chamada Livpul. Atualmente possui 450.000 habitantes e recebe 600.000 beatlemaníacos/ano.

O que fizemos? Passamos o dia enfiados no Beatles Story, exposição que registra a ascensão, beatlemania e a dissolução do quarteto mais famoso da música pop. E ouvindo as músicas ... que embalaram e continuam a fazer sonhar gerações.

Strawberry Field (na música é Fields) : antigo orfanato, hoje só restou o
portão e no cemitério anexo à St Peters Church está a lápide de Eleanor Rigby . Diz a lenda que a música primeiro chamou Miss Daisy Hawkins, mas Paul foi trocando os nomes por questão de sonoridade.
Foi nessa igreja que Paul e Lenon de conheceram em 1957.

É difícil não se emocionar por aqui! Você ouve Imagine 1, 2, 3 vezes e quer ouvir só mais uma vez ... tem que sair na marra ...

Fomos visitar a exposição sobre Elvis Presley e toda a relação dos Beatles como fãs do Elvis
 Esse não é o Elvis, mas esqueci de anotar o nome do danado, o da direita é o Silvano (A Inara mandou avisar ... o nome é Billy Fury (1940-1983) , conhecido como clone britânico de Elvis Presley).

Lambanana :escultura do japonês Taro Chiezo, deu de presente para Liverpool em 1998 e se tornou um dos símbolos da cidade
 Chove lá fora e faz frio ...
A mítica Mathew Street

Wall of Fame
  The Cavern Club fez fama como um dos primeiros  palcos onde os Beatles se apresentaram. Na verdade, fora do centro no Casbah Club foi onde realmnente começaram quando a banda se chamava The Quarry Men
 The Cavern Club toca música o dia todo, basicamente lotado de turistas e acho que 90% das músicas é dos FAB FOUR. Imagine naquele tempo que se fumava muito nesses bares...

Os Beatles tocaram aqui 292 vezes entre 09.FEV.1961 a 03.AGO.1963

Tem muito a ser visto: as casas onde eles moraram, a Penny Lane, a escola onde estudaram, etc. Mas vai ficar para a próxima visita...por hoje já foi informação demais e é preciso digerir!
A cidade tem hotel com nome de música, bares, lojas, esculturas, estátuas. O "espírito" de Liverpool continua...

Na Mattew Street, um pouco adiante do The Cavern Club, ess pub era onde eles iam depois dos shows tomar umas "pints", pois o outro não tinha autorização para vender bebidas ...
Pegamos as bicicletas que ficaram amarradas praticamente o dia todo (eu sabia que não ia precisar...foi só para eu cair), a viagem de trem e a pernada para o camping com garoa e muito frio.
Por hoje é isso, agora é dormir embalados pelas músicas dos Fabulous Four!
Tchau!

Inara disse...

ai, que legal!! deve ser muito emocionante mesmo sentir essa energia e conhecer pessoalmente um pouco da história dos fab four...

o nome do carinha da estátua é Billy Fury. não que eu conheça, sou dei uma googleada... hehehe