quinta-feira, 1 de maio de 2014

17.04.2014 - Dia 30 - Bruges

Chegamos ontem à noite em Bruges. O "camping" é na verdade um grande estacionamento, com direito a energia incluída no preço, água pagava por fora, sem banheiros ... Jantamos arroz, almôndegas recheadas com cogumelos feitas artesanalmente (por mim).
Resolvemos ir de bicicleta mas na realidade não precisava, estávamos bem perto da muvuca medieval
Bruges recebeu o alvará de cidade em 1128. No século 12 tinha um comércio florescente e agressivo, acesso fácil ao mar e por muito anos foi o centro comercial, cultural e financeiro da Europa. O porto era a principal conexão com o comércio do Mediterrâneo. No início do século 16 o canal assoreou, Amsterdam e Londres passaram a ter maior importância e o declínio chegou.
Mas no século 19, nós, os turistas, "descobrimos"  Brugge (em neelandês)!!
2 milhões por ano tentam desvendar os mistérios e os labirintos, os sabores e os cheiros! Inundam literalmente os canais ...
Beguinage Convent : geralmente um quarteirão cercado, onde viviam mulheres religiosas que não queriam ser freiras mas preferiam se isolar do mundo vivendo em comunidade. Atualmente aqui vivem as freiras agostinianas.
É dos poucos lugares calmos e tranquilos em Bruges
Será a mesma freirinha que está tocando o sino e depois corre para a janela para cuidar o movimento?

Edifício mais antigo de Bruges: Hospital São João, do século 12. Criado para atender peregrinos, viajantes e doentes. É dos mais antigos da Europa e funcionou nesse mesmo local até poucos anos atrás

Recanto escondido? Café para relaxar!

A Grande Praça onde tudo acontece: quarta-feira é dia de mercado, parque de diversão, restaurantes, museu, cafés

Belfort ou Belfry: essa torre tem 83 mts, de 1482, uma escadaria de quase 400 degraus e 47 sinos, mas declinamos do convite e não subimos. Perdemos a paisagem, mas ...A original era de madeira, foi destruída por um raio em 1280.

Hora do lanche na beira do canal
Mercado público de peixes

E outra, e mais outra praça simpática

Passear pela "Veneza do Norte" : 9 entre 10 turistas vão por esses caminhos

Pontes de pedra, mansões de pedra em ruas e vielas de pedras ....

Aqui também tem os apaixonados que adoram colocar cadeados perto de água para poder jogar as chaves e assim eternizar o "caso de amor"

Escondido embaixo desse chantily tem um waffel com nutella! Comidinhas de rua por aqui incluem as batatas fritas, que por sinal tem um museu só para elas
 Cerveja belga tem árvore genealógica, nome e sobrenome

Gosto muito das pinturas do Klimt e este quadro é dos meus preferidos "O beijo"

Praça Burg
Bruges é tudo isso e muito mais ... faltou falar das lojas de chocolate, dos chefs de cozinha famosos que aqui ganharam estrelas Michelin.
Patrimônio da Humanidade pela Unesco
Clichê batidão: Cidade para um conto de fadas

Inara disse...

me impressiono como essas construções duram!! aqui prédio de menos de 100 anos já tá caindo aos pedaços... heheheh.

nossa, as praças são todas muito lindas, agradáveis e o melhor: utilizadas!!