quarta-feira, 28 de maio de 2014

24 e 25.05.2014 - Dias 67 e 68 - Península Lizard - Plymouth

24.Maio.2014 - Kevin : queridíssimo, querido, amado .... 15 anos

Mandamos mensagem de parabéns mas não conseguimos falar com Kevin ... Beijos!

Esses dias tem sido de clima variado: em 24 hs acontece de tudo ... chove pouco ou muito, sol entre nuvens e ao vivo e o vento que é imperador!

Ontem estivemos no ponto mais ocidental, agora vamos para a ponta da Península Lizard que é o ponto mais meridional da Inglaterra.


Várias trilhas seguem à beira dos penhascos e algumas chegam até o mar


Antigo porto onde se baseava as unidades de socorro aos naufrágios
Senhores e senhoras da "3ª e 4ª idade" observam a flora, identificam e desenham ... que mimosos! 
O farol de Lizard Point é o mais potente da Inglaterra, sendo visível a 34 km (é o que está escrito na placa), sendo que por aqui a rota é super movimentada, estamos falando da entrada do Canal da Mancha...


Perceberam que tomamos um bocado de café! Além dos que fazemos em casa!

Continuando a volta da península vamos conhecer Cadgwith 

Um punhado de chalés pintados de branco e telhados de colmo (em inglês é thatch). Esses telhados tem em média 20 mm de espessura, com inclinação de 45° e garantia de que não chove dentro...  



Armadilhas para lagostas e caranguejos 

Os pescadores desse pequeno porto entraram para o Livro dos Recordes: descarregaram em um só dia 1,3 milhão de sardinhas ... quem contou não sei!


Continuamos a tentar falar com Kevin, o dia se escorre rapidamente e nada ...
Passamos pela Estação Goonhilly Satellite Earth: um grupo com enormes antenas parabólicas, a maior com 46 mts de altura. No photos!

Paramos no Eden Project: parque temático que mostrar a relação do homem com o meio ambiente, com ênfase na flora. Tudo começou com a visão de artista e futurista Tim Smit : conseguiu enxergar numa área desativada de extração de argila um espaço que mais parece cenário teatral onde somos bem pequenos.    




São três áreas de Biomas distintos: Tropical e Mediterrâneo fechados e o Bioma ao ar livre, tudo cercado por vegetação exuberante: flores, arbustos, plantas medicinais, horta. Além de espaços para eventos, recreação, lojinha imensa, praça de alimentação enorme, venda de plantas, padaria. Uma estrutura de babar!  
www.edenproject.com

Só pudemos visitar o Bioma Tropical porque no Mediterrâneo estava acontecendo um casamento com direito a festa e tudo ... 
Segundo o folder tudo é motivo de comemorações por aqui: o verão com eventos musicais, halloween, Festival de inverno, etc
Para quem já morou ou conhece a Amazônia o calor era o mesmo: abafadão, ar parado ... Uma verdadeira floresta. Quer conhecer pé de café? Ou como funciona a plantation de banana? Pode querer conhecer de onde vem a castanha do caju?
Tudo tem aqui! A passarela aérea leva você na altura da copa das árvores.


A família do Ednaldo representa os seringueiros da floresta e sua história  por gerações

Essa foto é só para ilustrar um pouquinho a história do Lost Gardens of Heligans e a ligação com Tim Smit (que teve uma carreira de sucesso na música pop) : esses jardins são de 1766 e estiveram "perdidos" por 75 anos. Na década de 90 Tim Smit deu uma guinada na vida e assumiu o projeto de recuperação dos jardins ... e depois partiu para o Eden Project

Chegando em Plymouth vamos para o mesmo camping onde estivemos semana passada. Amanhã embarcamos para Santander (Espanha) às 15:00 com travessia de 20 hs, na Britany Ferries. Tchau e até a volta Grã-Bretanha.
É uma pena que ganhamos "pouco": a transformação de real em libra nos deixa bem "controlados". Mas é um país, ou vários, agradável, bonito, cidades em escala humana, estradas nem tão maravilhosas mas é nas pequenas estradas que você vai conhecendo o interior do país, um povo amistoso e respeitador das regras. Como turista é formidável, os problemas não nos afetam. Os direitos básicos estão garantidos desde que você dê em troca os deveres básicos. 
Saudades dos muros de pedra que sobem e descem sem parar, a rica história continua lá para ser desvendada e revelada. Tudo é tranquilo e ao mesmo tempo impressionante. Tchau!

Nem conhecemos Plymouth: só o trecho porto - camping - porto. Compramos comida no mercado e comemos no estacionamento mesmo. 
Hoje a cidade possui quase 300.000 habitantes, mas quando o porto era bem pequeno daqui saíram grandes nomes britânicos: Francis Drake, capitão, corsário, pirata: James Cook, capitão, explorador, cartógrafo; Charles Darwin, naturalista e biólogo; os Pilgrins, imigrantes puritanos que partiram para outras terras.
Foi reconstruída após intensos bombardeios na Segunda Guerra. 
Todos chegam cedo para ficar mais tempo na fila, aqui todo mundo é "mineiro" para não perder o "trem"



A Britany Ferries é uma empresa francesa, o que só descobrimos quando vimos a bandeira ... pensávamos que era britânica, of course!



Hora do show
Silvano já está entregue nos braços do Mordeu e eu zumbizando ainda...

    Chegando na Espanha, Cantábria e o Mar Cantábrico, Santander, onde estivemos em 2012 quando fizemos um trecho do Caminho de Santiago chamado "Caminho do Norte"  


Um comentário:

Inara disse...

genteeee, que máximo esse eden project!!! muito lindo e muitoooo interessante!!

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...