quinta-feira, 1 de maio de 2014

27 a 29.4.2014 - Dias 40 a 42 - Stratford-upon-Avon - Ironbridge - Wirral

As comemorações pelo aniversário de Shakespeare continuam no domingão ... "Shakespeare Marathon and Half Marathon" e os atletas passando aqui na porta do camping. Quando acalmou a passagem saímos.
Vamos visitar a Anne Hathaway's Cottage & Gardens onde ela nasceu, cresceu e "namorou" o futuro maridão ... as fofocas são muitas ...dizem que ela já estava grávida e casaram sob pressão, ele com apenas 18 anos e ela 26 ... vai saber!







 Como podem ver desde aquela época o que não faltava em uma residência very very british era jardim!


 Nesse banco tosco, corre a lenda que era onde eles "namoravam"


 Casa vista, jardim percorrido chegamos à conclusão que já estava de bom tamanho ... a casa da avó dela vai ficar para outra ocasião, já que o passe tem validade de 12 meses, quem sabe em 2015 a gente volta e refaz o tour. E sem esquecer que em 2016 terá as comemorações de 400 anos de sua morte!
 Mais um cappucino para a conta e pé na estrada ... Adoramos ter estado aqui! 
Nosso destino é o chamado coração da Inglaterra, mais do que outra região a paisagem é bem marcante. Hoje rodamos bastante mas com poucos intervalos de tempo bom, chuva e vento tem marcado quase todos nossos dias.   

 Uma pausa num dos muitos jardins abertos à visitação  
Burford Gardens


 Passamos por cidades sem conhecer: Shrewsbury, Ludlow, Leominster cada uma com peculiaridades e diferenças, mas o tempo não facilitou as coisas e passamos direto.
Vamos para Ironbridge Gorge um dos centro mais importantes da Revolução Industrial. Em 1709, Abraham Darby usou pela primeira vez o coque (muito mais barato que o carvão) para fundir minério de ferro. A utilização do fero em pontes, navios e edifícios transformou a cidade em um dos maiores centros produtores de ferro do mundo. (informação do Guia Visual da Folha de São Paulo).


 A cidade tem esse nome por causa dessa ponte: em 1779 foi construída a primeira ponte de ferro = iron bridge, sobre o Rio Severn. É uma obra de arte!
 A cidade também é um encanto, encaixada entre o rio e a montanha. Mas essa cidade, hoje pacata, liderou as inovações mundiais na indústria em matéria de utilização do ferro. Igualmente acompanhou o declínio da indústria quando novas tecnologias foram conhecidas. Atualmente a região foi restaurada e museus implantados mostrando a história industrial.  



 Antigos fornos para fundição

 A turma do Carro Antigo participando de um rally


 Tar Tunnel :Mina de betume natural, de 1700, a 110 m de profundidade, é o que chamamos de piche  

 A região tem olarias desde o século 17, mas foi na era vitoriana que os azulejos decorativos entraram na "moda".  Artistas talentosos criaram uma variedade enorme de imagens. 



 O Museu do Azulejo tem ladrilhos e azulejos decorados desde 1850 até 1960

Nesse edifício atualmente funciona o "Museu do Rio", as peças de ferro aqui eram estocadas antes do embarque no Rio Severn



 Momento meigo: procura-se uma tartaruguinha 
Eu vou, eu vou, prá casa agora eu vou ...
Até amanhã.

Saímos do camping em direção à Cosford, para o Museu da RAF=Royal Air Force... 5 hangares, organizado, didático, completo, interativo, fotografias e filmes, linha do tempo: um espetáculo! E "de grátis" ...




 Olha a "jaulinha" onde ia uma "pessoinha"






 Silvano treinando para controlar avião 

Silvano e o Spitfire

Avião capturado da Luftwaffe, na 2. Guerra Mundial

 Já esse danado aí foi capturado durante o "entrevero" nas Ilhas Malvinas (que não são argentinas ...)

Avião que é  a própria bomba - utilizado pelos Kamikazes 


 Avião alemão abatido durante a 2. guerra mundial, sobre o Canal da Mancha, foi recuperado e está sendo restaurado há pouco tempo


Um dos hangares. Resultado dessa visita: andamos horas, não tem como passar rapidinho só dando vistaço ... É bom mas é uma canseira só!
Comemos um lanche no próprio museu e fomos embora.

Rodamos 140 km até Wirral, que fica na Península em frente a Liverpool.
Camping à beira-rio, estuário, e quando a maré baixa fica praticamente nada, só um pequeno canal por onde corre o rio.
Antes de chegar no camping fomos às compras, já estávamos com a despensa e a geladeira bem "caídos".
 Como podem observar o estoque foi renovado
Álbum de figurinhas?!? Pois é ... o que dá não ter o que fazer!!!
Boa noite e até amanhã!

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...