26.08.2011
Queremos chegar ao Serro e temos vários caminhos:
Queremos chegar ao Serro e temos vários caminhos:
voltar para Conceição do Mato Dentro (65 km) mais 65 km de TERRA - um talco de tão fino que é o pó, com costelas de vaca e muito caminhão carregado de minério de ferro andando depressa...seria 130 km...ou voltar para Sete Lagoas, Curvelo, Datas e Serro ... 390 km. Um absurdo, mas o MH não aguenta 65 km de terra, nem indo devagar quase parando e nem a gente depois "dá conta" de limpar a poeirama. Resultado: saímos 11:00 hs e chegamos 20:30 hs.
Por volta das 13:00 entramos no vilarejo de Jequitibá para comprar pão e parados na estrada comemos sanduba de ... adivinhe ... mortadela com coca-cola. E tome estrada.
Depois de Curvelo fomos pegando o rumo da Serra do Espinhaço de novo. A boniteza apareceu em toda forma, pena que já estava escurecendo e quase não deu para aproveitar o visual. Vamos voltar por esse mesmo caminho e em horário mais adequado. A sensação que tenho é que essa região ganha em beleza da Chapada Diamantina. A sucessão de morros, montanhas, pedras é de cair o queixo. Passamos 2 vezes pelo Rio das Velhas (relembrar tempos de ginásio e as aulas de geografia...e o Vale do Jequitinhonha).
Serro tem um conjunto arquitetônico e urbanístico típico das vilas mineiras setecentistas. Em 1938 foi o primeiro conjunto tombado pelo SPHAN.
Tem também o "Queijo do Serro": também "tombado" (registrado) como Bem Imaterial e Patrimônio Cultural do Brasil.
Outra coisa típica: o forro das casas é feito com esteira (palha trançada).
A cidade do Serro é calçada com pedras grandes e irregulares, o que é um martírio passar com o MH. Estacionamos numa pracinha e fomos procurar onde jantar. Nos indicaram o Barzinho do Dodoia e Junior: comida caseira mineira: frango ao molho pardo, carne de porco, angu, couve, farofa, etc, etc. mais cerveja, cachacinha e coca-cola. O preço disso tudo? R$ 21,00. Bom demais da conta, sô!!
Quando voltamos oMH estava entalado com os outros carros, tivemos que fazer muita hora na praça até desocupar espaço para retornar.
Viemos para um posto e agora estamos ao lado da borracharia. Silvano e a gata dormem o sono dos justos.
Por hoje é só, amanhã tem muita igreja para visitar e muita ladeira para subir e descer...ladeira é o que não falta! Mas não tem problema. na hora da fome é só ir ao Barzinho do Júnior: boa comida e bom preço.
3 comentários:
Putz... Cada foto!
não sei o que é melhor: as paisagens ou as comidinhas!
cadê as fotos de Serro?
Postar um comentário