terça-feira, 30 de agosto de 2011

45.dia - Serro - Diamantina

29.08.2011
A rotina de sempre vocês já sabem: encher tanques de água, abastecer, guardar tudo, varrer. Passamos no mercado para comprar "Queijo do Serro" e seguimos viagem. Esse trecho na vinda fizemos de noite, vamos ver as paisagens agora. Muita subida e descida, serra quase o tempo todo.
Sempre que saímos da cidade esvaziamos a caixa do banheiro, jogamos água limpa, esvaziamos de novo: é a rotina da "privada"...
20 km depois em uma  curva me deparo com a placa "Nascente do Rio Jequitinhonha", fiquei emocionada e brava, pois não tinha um lugarzinho para estacionar e botar os pés na água. Mal e porcamente tirei uma foto de "esgueio".
O trecho de hoje é de 100 km. Em Diamantina pelo site achei um camping, mas não ligamos com medo de não estar atendendo, vamos na cara dura.
Um sacrifício para achar o camping, ruelas, becos e chegamos...eles não estavam recebendo ninguém porque estão em obras. Mas com nossa cara de tristeza acabamos ficando já que não precisamos de nada de fora (banheiros em obras).
Pegamos a moto e fomos enfrentar as ladeiras, meu Deus cada ladeira com calçamento de pedra e buracos nos entremeios...de qualquer jeito é ruim, a pé, de moto. Só é bonito para fotografar, e por incrível que pareça esqueci de levar a máquina, vou ter que refazer o caminho depois.
Almoçamos e fomos andejar: igrejas, mercado, casarões, casa da Xica, do muxarabiê (treliçado nas janelas para as moças não serem vistas), teatro, portas, janelas. Tudo arrumado, limpo, cuidado. Um belo visual.
Curiosidade: em 1956, João Gilberto morou aqui em casa de sua irmã. Parece-me que estava com problemas na Bahia e a mãe mandou passar uma temporada em Diamantina. Dizem os que viviam naquela época que ele treinava compulsivamente aqueles acordes diferentes - dentro do banheiro da casa - a melhor acústica da casa. Dizem também que ele prendia com elástico o dedo mínimo ao punho da mão direita. Prendia, soltava, prendia, por horas seguidas.
Voltamos para casa quase de noite. Banhamos e descemos/subimos para jantar. Para variar o cardápio fomos a um restaurante árabe,  Al Arabe: o dono Armand, libanês, família mora no Brás (SP), trabalha no ramo de confecções. Morou no Líbano, voltou para o Brasil, foi para Foz do Iguaçu (a colônia árabe lá é muito grande), veio para Diamantina faz 6 anos, casou por aqui e tem uma guria.
Comemos muito bem mas deixamos a alma ($$$).
Fábio e Rui: tomamos cerveja de trigo feita em BH - Backer: deliciosa e brindamos por todos vocês aí. Depois do jantar fomos subir e descer mais algumas ladeiras para fazer a digestão.
Bem cansados fomos para casa. Até dormi cedo, cerca de 01:00 hs.
Até amanhã. Iris e Kevin: saudades.  

Nascente do Rio Jequitinhonha



Camping São Pedro

El Arabe - cerveja Backer
Casa onde João Gilberto morou




Se virando prá pagar a viagem ...

       

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...