quinta-feira, 25 de agosto de 2011

41.dia - Serra do Cipó - Conceição do Mato Dentro - Serra do Cipó

Saímos do Camping passava de 10:00 hs. Logo de cara pegamos subida, mas bota subida nisso...achei que a moto ia pedir arrego. A estrada foi construída no idos de 1925, feita a mão e no muque, as fundações das curvas tudo em pedra, o piso é em "bloquete" muito bem assentado. Uma paisagem de tirar o fôlego: Serra do Espinhaço!!  E um vento patagônico!! Jesus que medo, cheguei a pensar em pedir para voltar. 65 km de vento lateral, de frente, de ré. O caminho em sua maior parte vai na crista da serra, então o vento vem com fé e vontade (e já pensava na volta...). Passei um medaço, quase não dava para curtir a paisagem, mas é impressionante a beleza.
Aestrada é assim: você sobe muito, vai pela crista das montanhas e desce um pouco, sobe outro muito, na maior parte do tempo é pelo alto, com vista para os 2 lados e frente. Esse trecho é o divisor das duas Bacias: do rio Doce e do Rio São Francisco. 
Chegamos a Conceição do Mato Dentro (antigo Arraial do Vintém): começou a ser povoada na época das bandeiras, em 1702. Igrejas coloniais, belos exemplos de casario, alguns caindo, mas vários bem cuidados. O antigo Cine Paroquial virou biblioteca. 
Aqui tem a 3. maior cachoeira do Brasil - 273 m  - mas para chegar lá são 20 km de terra com muita costela de vaca e desistimos.
Almoçamos na casa da D. Dalva: comida caseira direto do fogão a lenha.
Fomos ao Parque Municipal Salão de Pedras: vista panorâmica das serras no entorno: formações rochosas esculpidas pelo vento e onde treinam "boulder" (técnica de subir em rochas sem nada nas mãos, agarrando a rocha na unha...).
É uma região que grandes mineradoras estão atacando em cheio e a população acha bom e ruim: vem empregos mas também vem o "malfeito" e o "malfeitor", vem o progresso mas vai embora o sossego:  segundo palavras de senhores que estavam almoçando também na D. Dalva.    
Passamos na Prefeitura e conversamos um pouco com a Secretária de Turismo: assumindo agora e cheia de planos.
Na volta ventava um pouco menos. Fizemos um desvio e passamos na Cachoeira da Três Barras (junção de 3 rios), olhamos e seguimos de volta á estrada.
Pela manhã na subida da serra tinha um incêndio, na volta ele continuava com força, principalmente pelo vento que ajuda a espalhar o fogo.
Na estrada tem uma estátua representando o "Juquinha", um andarilho que vivia por ali, recolhia flores à beira da estrada e distribuía aos turistas. 
Chegamos no camping 17:30.  Amanhã vamos seguir viagem...destino: Serro ou Diamantina... mas acho que não chegamos em nenhuma das 2 amanhã.
Boa noite.


Capela de Sant'Ana
Salão das Pedras e Colina da Paz

2 comentários:

Inara disse...

lindas fotos!

zito disse...

Lindo casario. Secura pedregosa muito bonita. Também quero ir...

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...