quarta-feira, 25 de agosto de 2010

50. dia : Itacaré - Ilhéus - Canavieiras

24.08.2010
Não é brincadeira: 50 dias dentro desse motorhome, quase não dá para acreditar!!
E o melhor de tudo é que ainda não está muito estressante: lógico, que teve algumas grosserias, indelicadezas, mas a encomenda está saindo melhor que o esperado. Esse MH deve ter 20 mts quadrados, é muito pouco para duas pessoas, mas vamos indo bem.
Desde Salvador estamos indo no rumo de casa, cada dia é um dia a menos para a volta. Como diz o gaúcho : "quando envereda o focinho no rumo de casa anda mais rápido....".
Saimos de Itacaré 10:00 hs, rumo praias do Sul. A estrada segue bem bonita, belíssima. Nessa região tinha muita fazenda de côco o que ajudou a preservação e evitou os loteamentos. Palmeiras, mata atlântica, praias encoqueiradas... Atravessamos a Serra Grande , quando se atinge o alto um mirante nos apresenta um espetáculo de vista: uma praia sem fim, areias claras e ... coqueiros. Encontramos um motociclista de Goiânia, aposentado, já estava viajando há muito tempo com uma BMW .
Várias praias até chegar a Ilhéus: Itacarezinho, Pé da Serra, Norte.

Ilhéus teve seu período áureo no início do séc. 20 com a cultura do cacau. Possui um Centro Histórico meio "bagunçado" e um roteiro pelos locais citados nas obras de Jorge Amado: Bar Vesúvio, Bataclan, entre outros. A casa que foi de seu pai hoje é a Fundação e Centro Cultural Jorge Amado. As praias nessa região tem uma faixa turva permanente entre a areia e a arrebentação, que não chega a ser feio, o verde das águas se apresenta mais pro fundo.
Almoçamos no bar Vesúvio (os primeiros donos eram italianos que moravam perto do Vulcão Vesúvio, quando vieram para o Brasil quiseram homenagear e matar as saudades de sua terra), onde Jorge Amado desenrolou toda a história de Gabriela. Comemos uma moqueca de aratu.

Seguimos rumo ao sul, passando por Olivença, Una: onde tem o Hotel Transamérica da Ilha de Comandatuba e o Ecoparque de Una, criado em 1980 para preservação do mico-leão-da-cara-dourada  e chegamos a Canavieiras. Cidade do século 17 que também enriqueceu com  o cacau. Teve recentemente o casario revitalizado, mas só amanhã iremos ao Centro Histórico.
Viemos direto para a praia da Costa, na Ilha do Atalaia e estamos parados atrás da Cabana dos Orixás, os donos nos deixaram usar a energia e água e foram embora. A sensação que tenho é que estamos absolutamente sós neste canto da praia. Jantamos reprise de "Moqueca de aratu".
A lua cheia surgiu "como uma bola amarela" sobre o mar .... mais um espetáculo!
Os próximos dois dias estamos enrolados: falta chão para Vila Velha e ainda queria passar em Prado e Alcobaça, mas acho que vamos passar reto...vamos ver como as estradas se comportam.
Amanhã chegamos na BR 101 e é sempre sinal de muito caminhão e estrada ruim...
Aos poucos essa rotina vai cansando: chegar, procurar onde estacionar (um local seguro e bonito é sempre o ideal), conseguir ponto de energia, comer, escrever, ler e a noite se acaba. A gatinha também já deve estar cansada, com dias de muito calor ela fica sem disposição prá nada; só quer dormir e a noite dá umas bandinhas.
Jorge e Cleci, no Bar Vesúvio
Ilhéus - Casa de Jorge Amado
Ilhéus - Bataclan : cabaré, cassino e bordel 


Serra Grande - Mirante


    

Boa noite e beijos.

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...