domingo, 1 de agosto de 2010

23. dia : Vila Bom Jardim - Várzea Grande

28/07/2010   O jantar na Dona Sebastiana foi bom, mas o amanhecer foi danado: 05:30 hs não sei quem ligou o rádio numa altura e uma programação de doer (musicalmente falando). Eu até dormi mais, já o Silvano ficou irritado e não conseguiu dormir. Levantou e enquanto nós quatro dormíamos ele foi comprar os vouchers para o passeio da manhã: Boia Cross na Estância da Mata, no Rio Quebó da Mata, perto da Vila Roda d´água. Mais 20 km e quase 1 hora para vencer.
O passeio "é light", mas como primeira vez para as crianças e para a avó delas foi bom. Um rio tranquilinho, com algumas quedas de 30 cm de altura, muitas curvas, todo sombreado e muita "pórvinha", pra quem não sabe o que é pórvinha - mosquito pólvora, um borrachudo feroz e minúsculo, uma pórvinha mesmo, explode a gente de calombos. O Kevin foi premiado, saiu encalombado.
Muito simples o passeio, mas muito agradável.  Silvano, Marco e Kevin foram duas vezes rio abaixo.  A Iris ficou brincando com a Carol e eu fiquei especulando a vida de Seu Ademar e d. Elza.
Os donos : Sr. Ademar e Sra. Elza, mais a filha Carol, que foi de guia (10 anos) e um guri que não sei o nome. Todos muito solícitos, gentis e dedicados. Vivem do turismo faz 5 meses, fazendo o almoço para poder comer a janta. Eram sem-terra e tem 10 anos que ganharam esse lote e se esforçam para poder melhorar. O pessoal da agência que vende as entradas ajudou a comprar os equipamentos e aos poucos o Sr. Ademar vai fazendo melhorias, tem horta, 4 vacas (faz doce de leite) e galinhas. Pretende no futuro próximo aumentar a horta e fazer 2 apartamentos para poder receber as pessoas. Muito esforçados, caprichosos e cuidadosos.
E por falar em galinha, isso já está ficando chato, mas o almoço era galinhada. O Silvano pediu se fosse possível trocar por carne. Seu Ademar pediu ao filho que fosse na vila comprar carne. Na verdade, depois que conversei com eles e vi a dureza da vida até me arrependi de ter pedido carne. Mas D. Elza fez uma comida deliciosa, com farofa de banana (maravilhosa), rúcula e alface da horta, arroz, feijão, bife acebolado e limonada.
O Kevin elogiou a comida dizendo que desde que saiu da Pizzaria El Shadday era a primeira comida gostosa. Todos comemos muito bem.
Saímos de lá 14:30 hs e só de pensar na volta dava agonia: todo o trecho de terra novamente.
Vocês não tem idéia do que entrou de poeira no MH: dentro das gavetas, da geladeira, no armário onde tinha os sapatos, tudo, tudo, tudo.


Chegamos em Várzea Grande, na casa da tia, quase dez horas. Sujos e cansados.
Arrumei a mala do Marco, uma senhora mala por sinal.   Banho, pizzas e cama.

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...