segunda-feira, 16 de agosto de 2010

40. dia : Seabra - Palmeiras (Morro do Pai Inácio)

14.08.2010 - sábado
Saímos 07:30 hs ainda sem saber o que faríamos na Chapada Diamantina. Rodamos apenas 50 km.
A vegetação é exuberante, caatinga semi-árida e flora serrana: orquídeas, bromélias e sempre vivas, altiplano extenso com altitude média entre 800 e 1200 mts acima do nível do mar. Paisagem de tirar o fôlego: paredões em pedra, quartzo rosa. 
A Chapada é uma região de serras, de formação sedimentar, no Centro da Bahia e faz parte da Serra do Espínhaço, desde Minas Gerais, aqui nascem quase todos os rios das Bacias do Paraguaçu, Jacuípe e Rio de Contas.
Os rios por aqui tem coloração acobreada, por causa da alta concentração de ácido húmico - decomposição da matéria orgânica vegetal.
Numa parada para fotos, ao descer quase tive uma síncope: a tulha do lado de fora do MH estava totalmente aberta, mas por milagre nada havia caído. E olha que tem coisas ali: cadeiras, pranchas, guarda-sol, etc.
Chegamos ao pé do Morro do Pai Inácio!
Tem posto, restaurante e pousada: resolvemos ficar e dormir aqui. Para qualquer lado que se olhe tem uma paisagem ímpar.
Pegamos a moto e subimos o Morro do Pai Inácio. A subida agora é administrada pelo GAP - Grupo de Ambientalistas de Palmeiras com doações voluntárias.
A cada nível de subida as paisagens vão se abrindo e os cânions se descortinando: Morro da Mãe Inácia, Camelo, Panetone, Três Irmãos e outros. Lá em cima uma visão de 360°.
O por-do-sol é a hora da boniteza, mas acho que não vou subir de novo. ..
Descemos, almoçamos e sesteamos.
Saímos depois das 15:00 hs para a Cachoeira do  Pai Inácio. Já fico brava mas não aprendo: quando dizem é só 2 km, prepare-se para andar mais e descer muito...
Agora é época da seca então a cachoeira estava com pouca água mas tem um poço muito bom para banhos e fica no meio de um arvoredo.
Na volta íamos passar no Orquidário mas já estava fechado. Na volta Silvano pegou a moto e subiu um trecho do Pai Inácio para tirar fotos do por-do-sol, mas escurece muito rapidamente.
A noite estava agradável: fresquinho, estrelas e lua crescente.
Eu que não estava muito bem: desde ontem a noite resfriei-me e estou com o nariz totalmente congestionado. Silvano foi jantar no restaurante (repeteco do almoço) e trouxe um PF para mim.
Estamos desinternetados e sem telefone (da Claro, claro).
Temos de voltar pela terceira vez: ainda não foi dessa que fizemos os trekings famosos da Chapada.
Beijos.
Motorhome no Morro do Pai Inácio
Cachoeira Pai Inácio
Morro Panetone

Morro Camelo


Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...