sábado, 14 de agosto de 2010

39. dia : Barreiras - Seabra

13.08.2010 - sexta-feira
Tomamos café da manhã no HTO por cortesia e gentileza do Comandante.  Ao sair do quartel fomos atrás do cabo do velocímetro que parou de funcionar ontem. Aí rolou uma novelinha: comprar o cabo, procurar oficina, o cabo era de outro tamanho,  Silvano voltou para a cidade de carona com o mecânico, foi em 3 lojas e voltou para a oficina de moto-táxi. Resumo: saimos passadas 12:30 hs, gastamos R$ 112,00  ... e o problema não era o cabo do velocímetro ... deve ser o tacógrafo .
Almoçamos 13:00 hs e tínhamos pela frente 470 km até Lençóis. Pensávamos em ir até Palmeiras, para subir amanhã no Morro do Pai Inácio.
Mas foi um trecho exaustivo.  Atravessamos o VELHO CHICO, em Ibotirama. Acho esse rio muito bonito, em qualquer lugar que você o atravesse é sempre belo.
Um pouco sobre o Rio São Francisco: nasce em São Roque de Minas, na Serra da Canastra (vale a pena conhecer!), com 2830 km de extensão. À medida que ele penetra na zona sertaneja semi-árida seu volume de água diminui bastante, mas mantem-se perene, devido ao sistema de retroalimentação das águas vindas dos afluentes do centro de Minas Gerais e oeste da Bahia.
É o Rio da Integração Nacional.
A vegetação já é caracterizada como caatinga arbórea com palmeiras.
Depois de Ibotirama é uma serrania sem fim, serras com subidas longas, alguma descida e novamente subidas. Ainda vou confirmar mas penso ser a Serra da Mangabeira, uma paisagem Maravilhosa. Com isso a média horária do MH foi baixa e chegamos em "São Sebastião do Cochó do Pega", atual Seabra "Centro Geodésico da Bahia" as 20:00 hs (390 km).
Estacionamos no primeiro posto, fiz uma macarronada (bem meia boca), Silvano foi banhar-se no posto. A água por aqui não é salobra, mas é esquisitíssima: por mais que passe sabão não faz espuma e nem molha a gente (acredite quem quiser...).
 Viajar com esse calor é uma provação: passo o dia esmorecida, "malemá" consigo fazer palavras cruzadas e deu!  Quando chega a noite tenho lido muito pouco, nem feito meus trabalhos manuais.
Vítor: obrigada pela gentileza das palavras e pelo acompanhamento!
A Ivy ligou, a Cida que não ia para POA, chegou hoje: foi tomar um friozinho??
Beijos e boa noite.

Ibotirama

Rio São Francisco ou Velho Chico

Um comentário:

Inara disse...

calor por aí e muito frio aqui... tá demais!
pois é, veio a tia Cida afinal! foi bem legal a festinha da Iris.

bonitas fotos.
beijos,
Inara

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...