segunda-feira, 23 de agosto de 2010

46. dia : Salvador - Valença

20.08.2010 - sexta-feira
Antes de sairmos de Salvador fomos atrás de alguém que consertasse o velocímetro. Olha, mexe, tira e põe: não fizemos o serviço vamos embora com ele quebrado mesmo, vou ter que ir somando os quilômetros no dedão mesmo.´
Tínhamos duas opções para sair de Salvador: via Recôncavo Baiano ou via ferry boat para Itaparica. A segunda opção economiza muitos kms, mas estava ventando muito e o MH não podia embarcar.
Viemos pelo Recôncavo Baiano: uma excelente opção para quem gosta de "cidades velhas":
passamos por Santo Amaro da Purificação, terra de Caetano e Bethânia, do artista plástico Emanuel Araújo entre outros.
Por ter um solo fértil essa região chegou a possuir 61 engenhos de açúcar.
Seguimos para Cachoeira "Cidade Monumento Nacional" e São Felix: quase idênticas na formação histórica e arquitetônica, separadas pelo Rio Paraguaçu (nascente na Chapada Diamantina), com ponte de ferro rodoferroviária,  construída pelos ingleses e inaugurada por D. Pedro II em 1859.
Depois de Salvador, Cachoeira é a cidade que reúne o mais importante acervo arquitetônico no estilo barroco. Aqui fizeram história duas mulheres: Maria Quitéria e Ana Nery.
Os depósitos de fumo localizavam-se em São Félix e chegou a ter 3 grandes fábricas de charutos.
Visitamos a "Danemann", criada por Gerhard Danemann, em 1873, hoje uma multanacional de capital suíço.
Para finalizar todas as etapas de um charuto vai pelo menos 30 dias. A produção diária é de 120 charutos.
Passamos por Maragogipe até a estrada BA-001, aquela que vem do ferry boat e que passa a charmar-se "Costa do Dendê" até Camamu. Vale a pena ir por esse caminho: serras, muitas palmeiras, mangues. O asfalto podia ser melhor, mas não podemos ter tudo: bela paisagem e estrada em boas condições. Passamos por muitas vilas e tem uma infinidade de quebra-molas. Resultado: a média horária é baixíssima, onde não tem quebra-molas tem subida, logo ...
Rio Paraguaçu - Ponte rodoferroviária

Santo |Amaro da Purificação

Salvador - Dique do Tororó, ao fundo Estádio da Fonte Nova

Amaralina - Piscina natural

Cachoeira
São Félix - Estação Ferroviária

São Félix - Fábrica de Charutos Danemann

Chegamos em Valença já tarde (21:00 hs) e dormimos em um posto de gasolina bem "furrebinha" mas foi bom também... Valença é o principal produtor de mariscos da Bahia e o principal acesso para a Ilha de Tinharé - Morro de São Paulo.