Como disse ontem seguimos na rota costeira e a grande atração de todo esse trecho chama-se The Giant's Causeway = Calçada dos Gigantes, declarada Patrimônio Mundial pela Unesco é realmente emocionante ver a beleza da natureza, o poder que ela tem de nos mostrar como somos pequenos. Formações rochosas diferentes e maravilhosas!
Formação geológica intrigante mas com explicação científica. Vou resumir bem resumidinho: tudo começou provavelmente há 60 milhões de anos com uma erupção vulcânica: composta por 40 mil (!!! quem contou???) colunas de basalto preto em forma de polígono, que ficam lado a lado uma da outra.
O alinhamento e a forma das colunas é tudo tão perfeito que fica realmente difícil de acreditar que tudo surgiu assim, simples!
E tem as negras, cinzas e as amareladas |
Não! Ele não está no celular, é o audio-guia... |
A famosa capa do disco do Led Zeppelin "Houses of the Holy" foi fotografada aqui na Irlanda do Norte
Algumas colunas atingem 6 metros |
É tudo meu!!!!! |
Saímos da Calçada dos Gigantes, aliás, esqueci de contar a lenda, aqui na Irlanda tudo tem fundamento em lenda:
um gigante irlandês, Fin MacCool, queria lutar com o gigante escocês, Benandonner ...como não havia embarcação que coubesse um dos gigantes o irlandês construiu a calçada, o escocês aceitou o desafio e foi até ele. Mas ... o escocês era mais forte e aí a mulher do irlandês o vestiu como um bebe...quando o escocês chegou e viu aquele bebezão pensou: se o filho é desse tamanho imagine o pai! e voltou correndo para a Escócia!!!! Que ...!!!
Vamos embora para Londonderry que dá mais certo!
Saímos do litoral para as montanhas!
Derry ou Londonderry, única cidade amuralhada das Ilhas Britânicas.
Aqui se desenrolou um capítulo amargo para a Irlanda do Norte: os conflitos entre católicos (minoria) x protestantes. Desde muito existem conflitos nessa área, mas os mais conhecidos na atualidade pela mídia envolve o IRA e o terrorismo advindo daí.
Simplificando o que é muito complicado e com muita falta de conhecimento de minha parte: desde a Partição da Irlanda em 1923, existem conflitos, conhecidos por "The Troubles". 1968 foi um ano também marcado por aqui: no dia 05/OUT a polícia reprimiu uma manifestação pacífica por mais direitos civis dos católicos (minoria). A violenta repressão resultou em 5 mortos e 120 feridos. Em contrapartida os moradores fecharam o bairro para as forças de segurança.
Em 30/JAN/1972 outra manifestação reprimida resultou em 14 mortos e feridos. Tal tragédia ficou conhecida por Domingo Sangrento, cantada pelo U2 em Sunday Bloody Sunday.
A partir desse dia houve a substituição do movimento pelos direitos civis e da luta pacífica para luta armada e terrorismo. O IRA, que já existia desde 1921, dividiu-se em dois grupos: os "oficiais" que acreditavam no movimento pacífico e os "provisórios" que só aceitavam o terrorismo. Todos sabemos quem ganhou essa parada ... a escalada do terror cresceu.
A década de 70 foi marcada pela violência,na década de 80 muitos integrantes do IRA foram presos e morreram em greves de fome.
O Acordo da Sexta-Feira Santa foi assinado em 10/ABR/1998. Mas somente em 17/NOV/1999 o IRA depôs as armas comprometendo-se a negociar.
30 anos de dispura resultou em mais de 3.500 mortes, a maioria civis.
Analistas políticos atualmente consideram que o período é considerado "nem paz nem guerra" pois muitos itens dessa pauta ainda não foram resolvidos.
Gente isso é muito complexo, cada vez que chego em algum lugar descubro que não sei nada, somente pinceladas do que ocorreu e vai dando nervoso da ignorância. Bom, não sabemos nem o que acontece em nossa cidade, imagine pelo mundão afora.
Voltando ao passeio: Derry (para os católicos) e Londonderry (para os protestantes) é uma cidade com 1450 anos de história, com muralhas do século 17, um centro histórico pequeno e charmoso.
Guildhall = Prefeitura, centro cívico da cidade prédio em estilo neo-gótico, de 1887, recém restaurado |
Salão de eventos |
Sala onde a comunidade debate seus interesses (tipo Câmara Municipal) |
Bogside: bairro católico onde ocorreram as manifestações Três artistas locais pintaram murais retratando o que ocorreu naqueles dias em Londonderry e as mensagens de protesto continuam até hoje |
Andar por essas ruas, tirar fotos como se fosse uma atração turística "normal" me parece constrangedor. mas é a forma que as pessoas encontram para os fatos não serem esquecidos
Homenagem aos mortos de 30/Janeiro/1972
Por absoluta falta de lugar para estacionar o MH tivemos que ir embora, muitos estacionamentos tem uma barra em cima para os "grandões" não entrarem e aí fica complicado algumas vezes.
Silvano, Ponte da Paz, Rio Foyle |
Fomos para a estrada e compramos comida em um posto: o que não falta em todos os lugares é comida pronta para comprar: desde sanduíches, saladas, frutas, carnes, purê, massas. O que você quiser encontra, as pessoas não tem vergonha de comprar, sentar em qualquer lugar, abrir e comer. Ninguém fica reparando.
Fomos tranquilos, tinha colocado as coordenadas no gps e ... ops! não tem camping por aqui! Eu não posso mexer no gps que faço bobagem. Pergunta, procura e quando achamos ... ops! fechado! Se tivéssemos "bucado" (tudo aqui é na base do bucar=booking=reserva) teríamos acesso ao código do portão.
Seguimos para outro tendo que atravessar Belfast, em Dundonald. Esse camping também fica trancado, sem ninguém cuidando por ali, cada um ganha uma chave (tem que pagar depósito por ela). Um bom camping, agradável, chuveiro de apertar o botão a cada 30 segundos, sem internet.
Ufa, que dia! Fiquei cansada! Boa noite e beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário