segunda-feira, 19 de agosto de 2013

12 e 13.08.13 - Dias 118 e 119 - Ballater - Aberlour

12.08.2013 - Iris : 13 anos 
Parabéns, parabéns
Saúde, felicidade
Que tu colhas sempre todo dia
Paz e alegria na lavoura da amizade...

Votos de felicidade da vó Cleci e vô Silvano. Beijos!

Agora entramos nas Highlands prá valer! 
Vamos entrando sem pressa, para sermos surpreendidos pela paisagem, pela possível passada na estrada de um veado, terra de águias, esquilos, lebres e ovelhas. Ah! Ovelhas ... estão por toda parte! 
Montanhas coloridas por um arbusto vermelho-arroxeado intercalados por verde, muitos verdes. As alturas e os precipícios não são assustadores , mas possuem subidas e descidas pronunciadas. Almoçamos num passo de montanha, onde no inverno funciona estação de esqui: choveu, ventou muito e voltou o sol.













Sempre tem alguém em pior situação que a gente ...



 Entramos na Rota do Uísque ...a palavra em gaélico uisge beatha= água da vida... Silvano já está sentindo os eflúvios pelo ar ...
Pena que ele não tem motorista adicional ... não vai poder degustar o tanto que gostaria!
O The Famous Grouse é o mais vendido da Escócia, da Destilaria Glenturret (Glen=nascente do rio). 
Passamos por Tomintoul, visitamos uma loja especialista em uísques (onde foi comprada a primeira garrafa), o museu local e a cidade em geral.



Vai ser duro selecionar!!!!





Vamos para Aberlour, que fica na região do Rio Spey (Speyside), apesar de nominar a região as destilarias não usam a água desse rio. Falar em uísque é pensar nessa região. É a principal região produtora de single malt wisky e de rótulos famosos: Glenfiddich, Balvenie, Cardhu, Strathisha, e outros, muitos outros.
Speyside pertence às Highlands, mas o uísque ali produzido é classificado a parte, pois os maltes são mais frutados e menos "enfumaçado" (defumado).
Não entendo nada de uísque, vou ficar no "geralzão"...
Algumas destilarias foram compradas por grandes grupos (assim como ocorreu com as cervejarias), mas várias continuam com os processos artesanais de mais de século acompanhadas de tecnologia.
Em Aberlour Silvano foi fazer o tour pela destilaria: fundada em 1879 por James Fleming., começando pela moagem da cevada maltada, mistura da água e levedura, fermentação, dupla destilação, maturação (10, 12 ou 16 anos), e terminando onde? na degustação!! Porque afinal a gente só aprende na prática!
Como ele foi sozinho nessa primeira empreitada não teve tempo para tirar fotos. Só a lembrança dos cheiros e sabores dos uísques degustados.
Voltou a pé para o camping que fica uns 6 kms da cidade.
Enquanto ele descansava depois do almoço fui para a cidade. Até tentei ir ao dentista: como não tinha reservado só havia horário para amanhã, quando perguntei o preço desisti e disse para a senhora que não estava entendendo, que não falava inglês (na verdade não falo nada...) e meu marido voltaria ali mais tarde para marcar .... vou continuar sem a restauração do dente por mais um tempo! Fui ao mercado e armazém.
Dia seguinte, primeira parada: Speyside Cooperage: tanoaria da família Taylor desde 1947 - fábrica de barris e barricas de carvalho americano. Todo ano compra um lote de carvalho, escolhe-se cada árvore e depois fica de 18 a 24 meses para secar ainda nos Estados Unidos. Depois de cortado vem para a Escócia. Produzem e reparam 150.000/ano, com ferramentas e métodos tradicionais. Uma barrica tem uma vida útil média de 50 anos.
O carvalho americano não permite a infiltração, mas permite que o conteúdo respire e não altere o sabor.
É meio complicado essa história dos barris: nos EUA os fabricantes de uísque só podem usar o barril uma vez, aí é repassado para fábrica de xerez na Espanha que usa mais um tempo, aí é a vez dos fabricantes de vinho, depois disso é que os barris estão prontos para a indústria do uísque escocês, ou mais ou menos isso... espero que não tenha falado muita bobagem!



Cada tanoeiro produz de 25-30 por dia!








ano

Almoçamos ali mesmo e depois fomos para a Glenfiddich, que sempre foi o Single Malt preferido do Silvano.
A história do a Destilaria Glenfiddich: Fundada em 1887 por William Grant. Ele trabalhou na Destilaria Mortlach durante 20 anos e juntou cada centavo possível. Com a ajuda da Mulher, 7 filhos e 2 filhas em 1 ano construiu a destilaria, à beira do Rio Robhie Dhu (até hoje é de onde vem a água para fazer o uísque). A primeira gota de uísque veio na noite de Natal...e são 126 anos de história.
A destilaria é muito bonita, tem uma super estrutura para atender os visitantes, não cobra pelo tour e tem guias em várias línguas.


Olha a animação...



Fermentação: isso exala um cheiro bem forte





E a parte interessante e todos com cara de entendido e muita seriedade pata provar os 12, 15 e 18 anos ...





E por último uma passadinha na lojinha 


Não se enxerga mas a garrafa está personalizada!
Depois dessa maratona descansamos um bocadinho para seguir viagem.

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...