Nesses dois dias andamos 430 km cada...uma esticada das boas. Já tínhamos resolvido que não íamos até a Noruega e de ontem para hoje a resolução foi que a Dinamarca também ia para o saco. A ideia é deixar como última perna antes de voltar ao Brasil. Se der, bem, se não...não!
O que não podemos fazer é atravessar correndo e pensar que visitamos o país. Fica para quando tivermos tempo e sem neuras!
No domingo, saímos de Estocolmo não muito tarde já que o dia ia ser longo.
Hoje vamos só por auto-estradas que rende um pouco mais, menos curvas e com duas pistas quase que o tempo todo.
Cidades com fábricas de marcas conhecidas no Brasil: Scania, Husqvarna, Gripen (avião de caça), Saab...
Passamos por ruínas de uma residência de 1600, com uma localização invejável, no alto com vista para o mar, perto da cidade de Jonkoping. Maravilhoso!
Ficamos num camping perto da estrada, pequeno, beira de lago. Mas a maior qualidade foi o preço: um dos mais baratos em que já estivemos. Bom, muito bom!
Como disse no começo, hoje é outro tanto de kms...Antes de passarmos a fronteira para a Dinamarca paramos num mercado para gastar as Coroas Suecas. Deixamos algumas para a possibilidade de haver pedágios a pagar nas pontes.
O ponto alto do dia é exatamente a travessia dessas pontes...
A fronteira entre Suécia e Dinamarca é pela ponte de 16 km - Oresundsbron - tem um vídeo que rola pela internet mostrando a travessia dela. Os dados sobre a construção são impressionantes, bem como o pedágio também - 50 euros = R$ 140,00 !!
O catálogo que nos deram é em alemão e muita informação não "tive tempo" de traduzir! Mas vamos ver umas poucas informações:
. desde a Era do Gelo Suécia e Dinamarca estavam separadas;
. ponte rodo-ferroviária;
. dividida em 3 partes: ponte com 6,7 km, outra parte sobre uma ilha artificial e o túnel construído em 20 partes e encaixados dentro do mar, para permitir a passagem de navios cargueiros por cima;
. o acordo foi firmado em 1991 e o término em agosto de 1999 quando foi colocado a seção final da ponte. 6 horas depois, a Princesa Real Vitória da Suécia e o Príncipe Frederik da Dinamarca, atravessaram para o aperto de mãos...
. a previsão de durabilidade da ponte : 100 (Cem, cem) anos: enfrentando as mais severas condições: alta salinidade, temperaturas até -20°, possíveis colisões de navios e blocos de gelo, etc.
. www.oresundsbron.com
As fotos tiradas de dentro do carro, não mostram a beleza da travessia, uma pena!
Quando saímos da Oresund, estamos em Copenhague, mas passamos direto...
Não lembro em quanto tempo chegamos na segunda grande ponte, para passarmos para outra ilha.
. 18 km e 50 euros de pedágio, hoje a despesa foi grande.
www.storebaelt.dk
Outra ponte imponente e com números impressionantes, de 1998:
. pilar central com 254 mts, sendo o ponto mais alto da Dinamarca (o maior pico tem 170 mts);
. 110.500 km de cabos de aço = 2 vezes a volta ao mundo;
. 1624 mts de vão livre (a 3a. do mundo);
. a ponte oeste, tem 6600 mts, a segunda mais longa rodo-ferroviária na Europa;
Fora as duas enormes passamos por outras menorzinhas, essa região tem ilhas e fiordes. Muito lindo e diferente.
A paisagem na Dinamarca não difere muito da Suécia: plano, alguns morrotes vez em quando.
Já que gastamos muito com pedágios vamos dormir de novo em parada de posto... na verdade não tínhamos $$ da Dinamarca (DKK=Krone), não passamos em nenhum local que tivesse caixa automático. mas também é uma boa ocasião de não gastar ...
Tínhamos um troco em Krone do pedágio (pagamos em euros e a devolução foi em DKK) e era o suficiente para tomar um café e banho...os dois juntos com a mesma ficha ....
Dormir nessas paradas é tranquilo e sem problemas. Absolutamente seguro!
Como já disse o único inconveniente é a energia da geladeira, ainda mais quando está cheia.
Boa noite e beijos.
O que não podemos fazer é atravessar correndo e pensar que visitamos o país. Fica para quando tivermos tempo e sem neuras!
No domingo, saímos de Estocolmo não muito tarde já que o dia ia ser longo.
Hoje vamos só por auto-estradas que rende um pouco mais, menos curvas e com duas pistas quase que o tempo todo.
Cidades com fábricas de marcas conhecidas no Brasil: Scania, Husqvarna, Gripen (avião de caça), Saab...
Passamos por ruínas de uma residência de 1600, com uma localização invejável, no alto com vista para o mar, perto da cidade de Jonkoping. Maravilhoso!
Ficamos num camping perto da estrada, pequeno, beira de lago. Mas a maior qualidade foi o preço: um dos mais baratos em que já estivemos. Bom, muito bom!
Interessante como tem desses carrões enormes, e andam como "gente grande" na estrada |
O ponto alto do dia é exatamente a travessia dessas pontes...
A fronteira entre Suécia e Dinamarca é pela ponte de 16 km - Oresundsbron - tem um vídeo que rola pela internet mostrando a travessia dela. Os dados sobre a construção são impressionantes, bem como o pedágio também - 50 euros = R$ 140,00 !!
O catálogo que nos deram é em alemão e muita informação não "tive tempo" de traduzir! Mas vamos ver umas poucas informações:
. desde a Era do Gelo Suécia e Dinamarca estavam separadas;
. ponte rodo-ferroviária;
. dividida em 3 partes: ponte com 6,7 km, outra parte sobre uma ilha artificial e o túnel construído em 20 partes e encaixados dentro do mar, para permitir a passagem de navios cargueiros por cima;
. o acordo foi firmado em 1991 e o término em agosto de 1999 quando foi colocado a seção final da ponte. 6 horas depois, a Princesa Real Vitória da Suécia e o Príncipe Frederik da Dinamarca, atravessaram para o aperto de mãos...
. a previsão de durabilidade da ponte : 100 (Cem, cem) anos: enfrentando as mais severas condições: alta salinidade, temperaturas até -20°, possíveis colisões de navios e blocos de gelo, etc.
. www.oresundsbron.com
As fotos tiradas de dentro do carro, não mostram a beleza da travessia, uma pena!
Nesse trecho a linha para o trem vai por baixo da rodoviária |
Quando saímos da Oresund, estamos em Copenhague, mas passamos direto...
Não lembro em quanto tempo chegamos na segunda grande ponte, para passarmos para outra ilha.
. 18 km e 50 euros de pedágio, hoje a despesa foi grande.
www.storebaelt.dk
Outra ponte imponente e com números impressionantes, de 1998:
. pilar central com 254 mts, sendo o ponto mais alto da Dinamarca (o maior pico tem 170 mts);
. 110.500 km de cabos de aço = 2 vezes a volta ao mundo;
. 1624 mts de vão livre (a 3a. do mundo);
. a ponte oeste, tem 6600 mts, a segunda mais longa rodo-ferroviária na Europa;
Fora as duas enormes passamos por outras menorzinhas, essa região tem ilhas e fiordes. Muito lindo e diferente.
A paisagem na Dinamarca não difere muito da Suécia: plano, alguns morrotes vez em quando.
Para que não alegue ignorância na entrada de cada país tem as regras de "navegação" |
Tínhamos um troco em Krone do pedágio (pagamos em euros e a devolução foi em DKK) e era o suficiente para tomar um café e banho...os dois juntos com a mesma ficha ....
Dormir nessas paradas é tranquilo e sem problemas. Absolutamente seguro!
Como já disse o único inconveniente é a energia da geladeira, ainda mais quando está cheia.
Boa noite e beijos.
Um comentário:
que lindos campos e ruínas!!
o kevin adorou as fotos também!
saudades, beijos!
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