domingo, 18 de outubro de 2015

16 e 17.10.2015 - Arganda del Rey - Cuacos de Yuste - Trujillo - Miajadas

 Dias 39 e 40 - Sexta-feira e sábado

Traçamos um roteiro básico, mas que nada impede ser alterado a nosso bel-prazer ... que prazer isso dá!
Vamos para a Extremadura, a qual possui duas províncias: Cáceres e Badajoz. E cidades como Mérida, Cáceres, Trujillo ... a conferir e satisfazer essa vontade de há muito!
Em Portugal nossos planos incluem Arraiolos, Évora e Algarve - Sagres, Faro, Olhão, Tavira.   

Para o camping fomos com o carro de Marivi, organizamos o motorhome com os procedimentos de praxe: água, cada coisa em seu lugar e deu!
Enquanto Silvano levou de volta o carro fui ao mercado. O jantar de hoje já ganhamos: caldo do cozido para sopa, então comprei fideos (macarrão cabelinho de anjo).
     
Em direção ao  Vale La Vera , ao "pé" da Serra de Gredos. Por estar relativamente perto de Madri (+- 200 Km) tem se convertido em polo turístico e aos poucos diminuindo sua vocação agrária.
A paisagem muda muito quando adentramos no Vale: a região tem um micro-clima específico, no inverno a Serra protege dos ventos frios que vem do norte e no verão os ventos diminuem a insolação diurna. 
São 19 municípios, com 2 cidades maiores Jaraiz de la Vera, com 7.000 hab. e Plasencia com 40.000 hab. que exerce maior influência na comarca.
O entorno de amarelo e ocre passa a vários tons de verde das frutas - cerejas e ciruelas - e legumes. Ao fundo, Serra de Gredos.
Produz também queijos de cabra e ovelha.
Muitas plantações de tabaco e os galpões com as folhas penduradas para secagem.

Pimentão de La Vera com D.O.C., é mole! Pimentão com nome e sobrenome é só prá quem pode...
Tudo começou com os monges, uia! lá vem eles de novo, pois é, quem tem tempo de sobra costuma fazer coisa boa! Os monges do Monastério da Ordem de São Jerônimo começaram em suas hortas para consumo próprio e a região hoje é conhecida e reconhecida pela qualidade de seus Pimentões.
O processo é de secagem natural em galpões sobre estrados, por 15 dias com uma fonte de calor fornecida por lenhas de carvalho.
Depois disso é triturado e embalado, podendo ser doce/dulce ou picante, muito utilizado na cozinha espanhola. Bom!


Em Jaraiz de La Vera erramos o caminho para Cuacos de Yuste ... mas só um pouquinho, afinal a cidade é quase um "cisco". Fomos direto para o camping só para comprovar que ... só para 2016 ... acabou a temporada! Plano B: encontrar algum local plano, tranquilo e seguro para passar a noite.


Por quê viemos a Cuacos de Yuste? Até pouco nunca tinha ouvido esse nome! Mas ... lendo o guia da Espanha de Marivi encontrei a história desse lugar e aqui estamos nós: quer saber? Vou contar:
Com o apoio dos moradores da região em 1402-1408? foi construído o Monastério para os ermitãos da Ordem de São Jerônimo. É conhecido na atualidade como o local onde o Carlos I, Rei de Espanha e também Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano Germânico, escolheu para morar após a abdicação dos tronos em favor de seu filho Felipe II.
Ao escolher o convento de Cuacos de Yuste foram necessárias reformas para acomodar o Rei e as pessoas que faziam parte de seu séquito. Poucas, algo entre 60-70 ...
Voltando ao dia de hoje, esse assunto de realeza para a gente é muito complicado!

Como não tinha camping fomos até a entrada do Monastério avaliar o estacionamento ... terreno um pouco inclinado, muito longe de tudo e mato ao redor. Motivo real para ter medo não havia, mas se acho "estranho" tenho medo.


Decidimos nos estabelecer no posto de combustível que já tínhamos conversado com a responsável e autorizado. Também distante e na beira da estrada!

No caminho, bem pertinho do Monastério, paramos para conhecer o Cemitério Alemão, a princípio sem entender o motivo de ali estar localizado.   
  


Conforme a placa: para aqui foram trasladados os restos mortais dos combatentes das I e II Guerra Mundial que chegaram às costas espanholas devido a naufrágios, acidentes ou derrubada de aviões. As tumbas estavam espalhadas por vários locais e entre os anos de 1980 e 1988 os reuniram aqui.
26 soldados da I GM e 154 da II GM.
Porque aqui? Bom, eu tenho uma opinião (já que não achei o motivo, vamos à suposição) : como o Rei Carlos era Imperador do Sacro Império Germânico e morreu aqui .. quiçá ...   

Silvano ... um "Oliveira" entre oliveiras e soldados ...

O posto fechou 21:00 e ficamos solitos, solitos ... e sem luz ... como já tinha o Caldo do cozido pronto bastou colocar os fideos e ulalá ... jantar pronto, vinho e luz de velas!

Dia seguinte voltamos ao Monastério para a visita. Do século 16 ao 19 houve muitos incidentes por aqui: incêndios, utilização para outros fins, destruição, saques e deterioração.
Em 1949 teve início a restauração e em 2077 recebeu o título de Patrimônio Europeu .
Atualmente recebe expressiva visitação turística


Como disse antes são três partes bem distintas: a entrada lateral e que vai direto aos claustros e refeitório. Na foto acima pode-se ver à direita a Igreja 
                                                       Pátio interno, que nós não temos acesso 
Claustros: gótico do século 15, retangular, com dois andares
O outro claustro é do século 16, chamado "Novo"
Refeitório com púlpito onde, durante as refeições, um monge lia, lia e ... 

Aqui é a área pertencente à Casa-Palácio de Carlos I e V. O monastério é de grande simplicidade e assim também são as dependências reais. 
Vista do jardim interno e abaixo as hortas e pomar.
Formada por dois andares, uma para ser usada no verão e a outra no inverno. Na verdade o andar de baixo nem chegou a ser utilizado porque veio a falecer.
Área externa da Igreja, com entrada por dentro dos claustros

Em estilo gótico tardio e com reformas na metade do século 16 possui uma única nave. Embaixo do altar tem a cripta onde o corpo do Rei Carlos ficou até ser trasladado para El Escorial. 
No altar principal, se você reparar, à direita há uma porta ...

... porta essa, que dava direitinho para o Carlos assistir as missas direto de sua cama. Dentro das dependências as fotos são proibidas ...


A rampa foi construída porque o Rei sofria de gota e era muito doloroso subir escadas....
Marco sinalizando a "Rota do Imperador" em seu caminho subindo para o Monastério. Para os espanhóis,  Rei e para os outros súditos, Imperador.
Viveu de 24/FEV/1500 a 21/SET/1558.
Foi Rei de Espanha, como Carlos I, de 1516-1556 quando unificou as coroas de Castilla e Aragão.
Foi Carlos V, Imperador do Sacro Império Românico Germânico de 1520-1558.

Espero que as informações estejam corretas, mas a vida desse "Carlos" dá muitos e muitos livros....

Bem, voltemos para a estrada na direção sul .


Nosso destino é Trujillo terra de Francisco Pizarro e Francisco de Orellana,
aventureiros e conquistadores espanhóis.
Conserva restos pré-históricos e pré-romanos e foi povoada por romanos, visigodos e muçulmanos. A conquista muçulmana perdurou 5 séculos. Após idas e vindas foi definitivamente conquistada pelos cristãos em 1232 e o Rei João II de Castela outorgou o título de cidade em 1430.


 Plaza Mayor e a estátua equestre de Francisco Pizarro (1478-1541), conquistador do Perú.
Ao longo do século XVI, trujillenses escreveram páginas da história hispano-americana. A solidão e aridez da extremadura agora estava inscrita para a posteridade.
A  igreja é de San Martin, século 14 

  


Após o século 16 a Plaza Mayor transformou-se em um espaço renascentista com as residências de famílias nobres, principalmente aquelas em que algum membro tenha ido "fazer" a América e voltado com muito dinheiro. O prédio grande à esquerda é o Palácio da Conquista
A chuva começou a pegar, mas o que atrapalhou mesmo foi a ventania mas resolvemos subir só um pouco ...


 Arco de Santiago é uma das entradas na parte interna das muralhas e abaixo a Igreja de Santiago, século 15


Ruas estreitas, sinuosas e casas de pedras






 Casa-Museu de Pizarro ... estava fechada ... fica para a próxima

A fachada da Igreja Santa Maria La Mayor não foi fotografada pelo excesso de chuva ... só o interior. O estilo é românico tardio, século 16 e até o século 13 havia a principal mesquita muçulmana de Trujillo.


Altar gótico flamenco, talhado em madeira com 25 imagens e concluído em 1480 
A igreja possui duas torres, eu subi na menor e o Silvano subiu nas duas!




 Vista da torre maior


Do alto da torre maior: ao fundo o castelo árabe, da época dos califas, entre os séculos 10 e 11 
 
Junto com Pizarro (tinham laços de parentesco) conquistou o Peru em 1535, com 24 anos de idade. Entre 1540-1541 participou com Gonzalo Pizarro (irmão de Francisco) da exploração do Rio Napo que nasce no Equador, atravessa o Peru e desagua na margem esquerda do Rio Solimões.
É conhecido e reconhecido como a primeira pessoa a cruzar todo o Rio Amazonas.
Há relatos de que foi o homem mais rico de sua época e morreu no mesmo Rio Amazonas em outra expedição, em local incerto, aos 35 anos.

Molhados e com frio só nos restava comprar alguns docinhos para tomar com café bem quentinho ... docinhos de amêndoa, toicinho do céu e foi aqui que compramos o queijo Torta de Casar, delicioso mas com cheirinho de ... chulé!

Na oficina de informação turística a atendente nos garantiu que o camping em Miajadas, a 40 km daqui está aberto...fomos meio cismados mas também não tinha outra opção.


Trujillo ao longe ... como podem reparar, do alto visão de 360°, perfeito para estratégia de defesa.
Pretendemos voltar a Trujillo, quem sabe sem vento!
E meia hora depois chegamos no camping ... aberto! Só nós de fregueses.

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...