quarta-feira, 30 de novembro de 2011

dia 18 - 29.11.11 - Lençóis Pta - Apiaí

É difícil sair cedo da casa da mãe do Silvano...eu  não levanto muito cedo, mas as coisas andam bem arrastadas quando se trata de partir...
Vamos por caminhos novos dessa vez, por Avaré e Itaí, por estradas vicinais municipais que se revelaram bem surpreendentes positivamente. Passamos por  Itapeva, Guapiara, Ribeirão Branco. O último trecho estava ruim porque passa muita carreta com cimento e madeira, e como nosso asfalto é históricamente ruim a equação está formada: estrada ruim, muito ruim.
Apiaí "Portal da Mata Atlântica" - fica no Vale do Ribeira, região onde o IDH é baixo, o isolamento até bem pouco tempo atrás era muito grande. Cidade com 26.000 hab., altitude de 900 m., e no entorno muitas cavernas. O Parque Estadual - PETAR - possui 3 núcleos com cerca de 300 cavernas. Há muitas décadas atrás visitei a Caverna do Diabo, sem estrutura nenhuma, lembro-me que era bem assustador. eu já não gosto de caverna, não me sinto confortável, então não poderia ser espeleóloga. Algumas cavernas tem que entrar se arrastando e caminhar com água pela cintura...tô fora!
tem a Caverna Casa de Pedra com boca de entrada com 215 m de altura, considerada a de maior "boca" do mundo.
Na entrada da cidade tem a oficina de turismo, bem estruturada, atendente atenciosa e com propaganda de que a oficina fica aberta 24 hs por dia todos os 7 dias da semana. Nós não acreditamos, mas de fato estava aberta e a atendente disse que o porteiro/segurança da noite está apto a dar informações sobre a cidade e região. Maravilha!!
No entorno da oficina tem o Morro do Ouro, área tombada pelo município, onde era garimpado ouro, derretido e transformado em barras.
Apiaí cresceu e desenvolveu-se antigamente em torno da mineração de ouro.
Saímos para procurar hotel e de novo nos deparamos com dificuldade para obter acomodação. Em cidades pequenas durante a semana a afluência de vendedores e representantes é grande, então a dificuldade torna-se maior. Fomos parar em um "perereco" mas com preço de gente grande...e segundo a atendente com um café completo: tenho minhas desconfianças mas só vou poder conferir amanhã.
Dormimos um pouco, banhamos e saimos para comer. Fomos conferir a sugestão da oficina de turismo; Bar Champagnhat e  comer yakisoba. Boa opção.
Tarde da noite a mãe ligou para falar sobre o vizinho de cima, que estava fazendo barulho e que eu ligasse para a mãe dele para ela resolver a questão...não liguei por 2 motivos: já era tarde e o que eu ia falar?
Voltei a ligar para a mãe mas quando disse que não havia ligado ela desligou o telefone. Não voltou a atender as chamadas.
Boa noite.
  

Um comentário:

Bello disse...

estou indo de Tatuí para quatro barras no pr e passarei por Apiaí..pode me dar uma dica quanto a estrada? Riscos/caminhões-tem muitos-pistas duplas? maiores dificuldades? Obrigado

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...