quarta-feira, 16 de novembro de 2011

dia 4 - 15.11.11 - Registro - Itanhaém

Levantamos 09:15 para tomar café ainda com sono.
A chuva fina e persistente continuava.
Registro fica no Vale da Ribeira, até bem pouco tempo atrás a pior região em IDH no estado de São Paulo. Atualmente não sei a quantas anda (vou pesquisar) mas a aparência de algumas cidades melhorou muito. Região com forte colonização japonesa, produtora de chá e bananicultura.
Os japoneses chegaram na região em 1913, sendo que a primeira leva chegou em 1908.
Visitamos a Beira-Rio, onde tem uma escultura de Tomie Ohtake: uma tulipa de aço, 40 ton e   m de altura.
Os 4 armazéns da KKKK - empresa que recebia toda a produção agrícola da colônia japonesa e foi desativada na época da 2. guerra mundial e deteriorou-se. Atualmente os prédios foram muito bem restaurados e são utilizados para exposições, escola técnica e Museu da Colonização Japonesa.
O Museu estava fechado.
Tem também o Toori - Pórtico, Templo Budista, a Associação Cultural - Bunkyo, onde estava acontecendo o encontro dos nascidos sob o ano do Dragão. Todos os anos no dia 15.11 eles se reunem para confraternização os nascidos em 28, 40, 52, 64, 76, 88, 2000. Em 2012 será novamente ano do dragão.
Gostaria de ir a uma fazenda de plantação de chá (chazal) mas as condições meteorológicas estavam ruins.
Em Miracatu entramos para conhecer a Banarte - Cooperativa de mulheres que trabalham com a fibra da bananeira (pseudo-caule). A bananeira produz um cacho por vez, retira-se o cacho e o caule é cortado para rebrotar novamente. Os maridos trabalham no bananal e quando ocorre o corte levam para as mulherem que vão preparar as fibras: limpeza, secagem, desidratação e posterior utilização na confecção de tapetes, almofadas, caixas, lustres. Uma infinidade de acessórios de decoração. Quem vende bastante coisa da Banarte é a Tok&Stok.
Almoçamos no  posto A Fazendinha, estava lotado pois os viajantes já estavam voltando para casa depois do feriadão.
Ligamos para o Jurandir e Beti que moram em Itanhaém para fazer uma visita rápida. Esse casal nós conhecemos em 2000, na Espanha, quando fizemos o Caminho de Santiago
A ideia era dormir na mãe, na Praia Grande. Dissestes bem: era....quando consegui falar com ela já estava em São Paulo há dias. Isso porque ela nos disse que ficaria na praia até 16, 17.
Enfim, ficamos sem pouso. Acabamos ficando aqui no Jurandir. A Beti está em Santos e volta amanhã.
Jantamos na Colônia de Férias Satélite que fica ao lado do apartamento deles.
Segue chovendo e ventando muito.
Beijos, boa noite e até amanhã, quando complemento algumas informações e fotos.










  

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...