quinta-feira, 22 de agosto de 2013

20 e 21.08.13 - Dias 126 e 127 - Thurso - Loch Assynt - Kinlochleven

Terça e quarta-feira, nesses dois dias vamos rodar bastante ...
Seguiremos pela costa norte, quase sempre a beira-mar, com algumas altitudes, afinal ainda estamos nas North Highlands. Lagos, vales, montanhas de pedras, cobertas de urze (aquelas plantas que deixam as montanhas com tons arroxeados).
Essa região das Highlands é considerada em termos de natureza como a mais atrativa: tanto pelas formações rochosas, promontórios, baías e ilhas como pela vida animal. 
Trilhas para treking e bike é o que tem ... mas é duro! Muito sobe e desce e um vento constante! Mas que dá inveja pela disposição de sair pelo mundo de bicicleta isso dá! Tchau mãe, vou dar a volta ao mundo de bike! 
 


Circundaremos várias baías, algumas bem compridas

Estradas na maior parte do tempo são simples, de quando em vez, tem o passing place: quem chega primeiro espera o outro passar, tudo bem tranquilo e civilizado. Como quase não tem árvores de longe se enxerga quando vem outro carro.  Tudo bem que a paisagem colabora para a paz! 


Algumas praias de areia, que são raras... a maioria é com pedras, no meio do caminho tinha muita pedra!




Mas em caso de necessidade o "orelhão" está em todo canto...





Marismas: região frequentemente inundadas pelas marés


Prá quem gosta! 
Almoçamos em Tongue e paramos nas cavernas Smoo para fazer/tomar café 












Nascentes de rios cristalinos, a pedra ajuda a deixar os rios mais limpos, quase não tem resíduos.


Parece que o MH está torto!! Ou é impressão!!



A paisagem foi basicamente essa, com muitas ovelhas, aliás por falar em ovelhas: nessa região praticamente não tem cercas, são muito poucas. O que fazem então? As ovelhas ficam soltinhas e na estrada de quando em quando tem mata-burro, ops, mata-ovelha... mas é um perigo quando vai passar por elas, por qualquer coisinha elas pulam na sua frente ... há que ir com bastante calma ...







O Lago de Assynt = Loch Assynt ... Castelo de Ardvreck, construído pelos McLeods, no século 16, localizado num promontório rochoso.


Em todos os monumentos tem essas caixinhas para recolher doações (não vimos nenhum arrombado...)



Bom, com essa paisagem idílica resolvemos que passaríamos a noite por aqui.
Ainda bem que tinha outro MH que também dormiu ... e só no dia seguinte descobri que o castelo tem fama de mal-assombrado. Puxa!
Fiz jantar cedo para economizar as luzes da bateria e tentamos dormir logo!



Dia seguinte quase replay da paisagem ...



Cidade de Ullapool

Quase ... Kevin




Perto da Cidade de Fort William tem esse memorial para os "Boinas Verdes": The Commando Memorial





Ao fundo: Ben Nevis, pelos locais chamado de "The Ben" é o ponto mais alto da Grã-Bretanha, localizado na Escócia, com 1344 mts, na Cordilheira Grampian Mountains. A primeira ascensão foi em 17/08/1771 pelo escalador James Robertson 


Ao lado tem outro memorial com as homenagens aos mortos em todas as outras guerras que "foram" envolvidos 


 Passamos batido por Fort William com a intenção de achar outro camping um pouquinho mais à frente, o que acabou sendo uma empreitada "burra" o que nos levou a muitosmuitos kms prá frente e quando já estávamos desistindo e pensando em dormir na beira do lago ... achamos o danado. Não tem problemas dormir em beiras de lago, a questão é que como dormimos ontem a geladeira vai ficando "quentinha", só a carga da bateria do carro rodando não é suficiente para gelar, ela consegue manter se você sair de manhã com as coisas já geladas. Camping simples mas com uma vista maravilhosa!



Quando compramos alface vem plantado e se der sorte consegue que ele brote: dois pelo preço de um .... 

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...