domingo, 18 de setembro de 2011

60.dia - Mateiros - Ponte Alta do Tocantins

13.09.2011
Não sei se já escrevi sobre o Jalapão:
um enorme deserto de gente, recheado por veredas, cachoeiras, dunas, chapadões e rios cristalinos. O Parque Estadual do Jalapão ocupa área de 34 mil km2. A erva jalapa-do-brasil dá nome à região. Formada por 8 municípios, tem uma das mais baixas densidades demográficas: 1,3 hab/km2. A temperatura média anual é de 30 graus. No cerrado e nas campinas pode-se ver: tucanos, papagaios, araras, emas, veados, tamanduás, antas, lobos-guarás e onças.
A Chapada das Mangabeiras é o maciço central de onde partem águas para o norte-leste e oeste, para alimentar o Parnaíba, o São Francisco e o Tocantins.
Estamos numa quádrupla divisa: TO-BA-PI-MA.
Nessa região é onde o artesanato com o capim-dourado tem a maior produção.
Voltando: tomamos café e saímos para o Fervedouro: nascente de águas cristalinas, que jorram sem parar contra a superfície de areia, criando um efeito "efervescente" que impossibilita afundar em suas águas, está sobre um lençol freático. Poço com 8 m de diâmetro, cercado de bananeiras. Esse fenômeno também é conhecido por "Ressurgência hídrica".
Quando entra a sensação é de areia movediça e em seguida você é lançado para cima. Não afunda mesmo. Água morna, uma delícia!!
Ficamos ali até 10:00 e fomos para a Cachoeira do Rio Formiga: a proximidade da nascente, apenas 2 km acima, a pureza das águas e a vegetação exuberante das margens dá um tom esverdeado, azulado e cristalino. Forma um aquário natural. Bom banho, muita, muita, muita mutuca e todas se lembraram de ficar sobre a minha humilde pessoa (resultou em muitas mordidas). Banho, relax, conversa, cerveja.
Essas 2 atrações ficam a 35 km de Mateiros, mas leva-se quase 1 hora para fazer o percurso.
Voltando para Mateiros, com mais 1 h de estrada, fechamos a conta na pousada e fomos de novo para D. Rosa. Ontem encomendamos galinha caipira para o almoço. Não sobrou nem os ossinhos ...
Pegamos estrada 14:30 hs para 170 km. fizemos 2 paradas para banheiro e tomar água. Chegamos 17:30.
A gata estava bem, ficou só um dia sózinha e a D. Eva deixou a porta do MH aberta durante o dia. Fomos para a piscina descansar da chacoalheira.
Gil recomendou o Bar do Belêco para tomar cerveja e jantar. Nos encontramos para as últimas conversas. Amanhã cedo Rudi e Beth voltam para Belém e nós vamos para Palmas. O cardápio? espetinho de picanha, feijão tropeiro, mandioca, vinagrete, arroz.
Amanhã vamos comprar picanha. Sabe quanto está o kilo? R$ 12,00.....
Voltamos para casa, comecei a arrumação e fomos dormir.
Boa noite a todos.

eu vou, eu vou ...


Fervedouro



Repare nas ondas de areia das nascentes

Rio e Cachoeira Formiga






Galinha caipira





    

2 comentários:

Marilia disse...

Vixe, acho que postei msg no dia errado. Sei lá, cada vez que tento mandar uma msg,sai algo errado e desisto. Mas, se der certo agora: SAUDADES...SAUDADES...SAUDADES... e morrendo de vontade de estar junto!
Beijinhos
Marilia

Inara disse...

que demais esse fervedouro! o kevin disse que se fosse ele conseguiria afundar sim!

e eu adorei esse cardápio de espetinho de picanha e feijão tropeiro!!

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...