domingo, 30 de junho de 2013

29.06.13 - Dia 74 - Manamansalo - Rovaniemi

Sábado, 350 km, dia de entrar na Lapônia: nos meus sonhos não imaginava chegar aqui...mas cá estamos! Até aqui o Senhor nos tem ajudado!
As casas vermelhas continuam por todo o caminho, parece até que é lei! São bonitas, destacam-se na paisagem verde. Vemos um pouco de gado, pouca agricultura de alimentos e a infindável floresta verde de pinus.




Pudasjarvi: encontro de MH


Por duas vezes vimos alces na estrada. O primeiro alce na Lapônia não será esquecido! Tudo bem que eram filhotes, chifres pequeninos ainda.
Compramos salada, pão e frios em Poulanka e sem descanso seguimos viagem.
Rovaniemi: Círculo Polar Ártico : N 66º32'35" : terra natal do Papai Noel.

O camping fica às margens do Rio Kemijoki, o maior da Finlândia com 552 km.
Instalamos o motorhome e fomos fazer o reconhecimento da cidade, sábado, os bares e cafeterias repletos, igualmente a beira-rio.
Voltando ao assunto do sol: aqui efetivamente na época do verão não tem noite. É o sol da meia-noite! As noites brancas da Lapônia! Na Rússia fica um lusco-fusco, aqui é perfeitamente dia. O auge das noites brancas vai de 06 de junho a 07 de julho. O sol não se põe no horizonte, ao contrário do que ocorre no inverno: o sol não aparece.
Esse fenômeno ártico é por conta pela posição da terra em relação ao sol.  
É no dia do solstício (21/06) que as mocinhas esperam sonhar com seus futuros maridos, se colocarem 9 flores embaixo do travesseiro. Para nós o mês mais popular para casamentos é maio, aqui é nessa época do verão.
Jantamos numa "kebaberia" e voltamos para casa.


Rio Kemijarvi




Quase escondido para ficar um pouquinho escuro...








Um comentário:

Inara disse...

hahhaha... esconderam o motorhome pra ficar escurinho de noite??

alces, que emoção!!! :P

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...