sábado, 8 de junho de 2013

08.06.13 - Dia 53 - Vilnius (LT)

Dia da preguiça - Sábado
Levantamos tarde, faxinamos, roupa lavada na máquina do camping e tentei atualizar esses relatos. Mas está difícil. Mas eu tenho tempo e paciência, até o fim da viagem estará em dia.
Almoçamos em casa mesmo e saímos depois das 18 hs.
A ideia era conhecer mais 2 igrejas das 35 que tem só pelo centrão e ir em um bairro chamado Uzupio: bairro decadente que virou cult. Artistas, pintores, pessoas descoladas (seja lá o que isso signifique), galerias, pintores, bichos-grilo, restaurantes...
Eles declararam a independência de Uzupio, fizeram Constituição e comemoram o aniversário de Uzupio no dia da Mentira, com desfile, parada, troca de guarda, etc.
Tem vários prédios decadentes mas em uso, ruelas, escadarias, meandros à beira-rio, com muita gente bebendo, pintando, filosofando.
Em tese eles dizem que ali não se consome nada que seja ilegal.........  
É um lugar para curtir, tomar uma cerveja, ver mais algumas igrejas e obras de arte espalhadas pelas ruas.
Na ponte que atravessa para entrar no bairro tem a tradição dos enamorados colocarem cadeados com os nomes gravados e depois jogarem as chaves no rio!
Meu Deus o que não se faz em nome do amor! Deve ter gente indo lá de madrugada, se jogando no rio e procurando as chaves para desfazer o "mal-entendido" (brincadeirinha).
Tirei foto de um cadeado com a data de hoje com o nome dos pombinhos: casaram hoje e juraram amor eterno na beira do rio. Que meigos!
Outra peculiaridade daqui: como tem noiva pelas ruas tirando fotos, fazem as poses e nem aí para quem passa. Vimos ainda hoje uma limusine com um buque amarrado no vidro lateral.
E por último: povo bonito, mulheres: na sua maioria: altas, elegantes, magras, bonitas. Os homens, bonitos mas nos pareceu serem na média, menor que as mulheres. 2 dias de visita não forma uma opinião cristalizada, mas é o que nos pareceu.  
Comemos pizza no bairro Uzupio com cerveja e cidra (ou sidra, aqui escreve Sidrs ou Cidrs).
Passamos pelo que restou das Muralhas da cidade; vimos por fora, pelo avançado da hora, a Igreja de Santa Ana e São Bartolomeu: de tijolos vermelhos, séc. 15, representante do estilo Gótico tardio  na Lituânia.  
E por último: como tem barraquinhas vendendo flores, é comum ver homens carregando buquês bem pequeninos.
E passear com crianças em carrinhos parece que é lei: é serviço de homem.
Chegamos em casa quase 23 hs e ainda tinha luz e por volta de 03:30 já está clareando.
Boa noite.





Os pombinhos que casaram hoje...



Farmácia


A Constituição de Uzupio


Cidra, Cerveja e Pizza

Igreja de Santa Ana e São Bartolomeu





Peixaria no Uzupio
  

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi
Gostamos muito.
O Blog está muito bom e as aventuras sensacionais.
Muitas alegrias e renovadas experiências.
Beijos!!!
Binho e Rô

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...