quarta-feira, 4 de novembro de 2015

29 e 30.10.2015 - Monchique - Évora

Dia 52, quinta-feira
Perna-tour por Monchique









                        Igreja Matriz e portal tipicamente "manuelino"






A região de Monchique é muito procurada por trekers ou bikers, são mais de 400 km de trilhas. O ponto mais alto da Serra é Fóia , com 902 mts e visão 360°. Se não queres ir a pé, pode-se ir de carro comodamente. 
Mal vimos a paisagem: Lagos, Portimão, Costa Vicentina e a "viração" chegou junto. Quem já foi aos Cânyons gaúchos ou à Serra do Rio do Rastro (SC) sabe bem o que é viração: sobe a neblina vinda do mar e encobre tudo. Geralmente tem hora certa para chegar e não adianta que não se dispersa facilmente. Na descida as panorâmicas vão se abrindo ...


 Corre que a viração está chegando

Ao fundo temos Algarve e as cidades de Lagos e Portimão

Ao fundo temos a Costa Vicentina
 Mirante na descida e o senhor colocando as azeitonas em salmoura

Em Monchique, lanchamos e temos muito para rodar. Vamos para Évora, via Beja e Ourique, cerca de 240 km. Não me lembro que horas chegamos mas era tarde... Camping bom



Até amanhã! Iremos de ônibus para o centro de Évora. 

Évora: que vontade de conhecer Évora, desde muito!
Cidade fortificada destacando-se na planície do Alentejo , importante desde a época dos romanos e na Idade Média tornou-se centro de estudos e arte. Em 1580 quando Espanha anexou Portugal a seu reino ela perdeu sua importância.
Porém suas muralhas romanas, medievais e do século 17 aliadas a seu casario e ruelas conferem a ela uma riqueza arquitetônica e cultural. Declarada em 1986, pela Unesco, Patrimônio Histórico da Humanidade.
  
Praça Giraldo: aqui em 1483, João II assistiu à decapitação de seu cunhado, Duque de Bragança. Hoje é a praça principal, com feira semanal e ponto de encontro
 
      Aqui, como em outras cidades de Portugal, os nomes das ruas são raros e típicos

 A catedral, ou Sé de Évora, iniciada em 1186 e consagrada em 1204, de granito e dedicada a Santa Maria. Estilo românico combinado com gótico, com ares de castelo e fortaleza e torres assimétricas


Nossa Senhora do Ó, protetora na hora do parto, muito rara de ver (Em Sabará, MG, há uma igreja pequenina em honra a Nossa Senhora do Ó, imperdível de ver)  



                                              Azulejos que são perfeitos bordados


 Pousada dos LóiosMosteiro do século 15, atualmente pousada da rede estatal "Pousadas de Portugal", onde as celas dos monges são os quartos e o claustro transformou-se em refeitório.
Na mesma praça uma das principais atrações: Templo Romano, do século 2 ou 3 e acredita-se em honra à Deusa Diana 

 Já foi utilizado como arsenal , teatro e matadouro. Sendo reabilitado em 1870.

Ao fundo à esquerda Convento dos Loios e as torres da Sé


 Onde nos apoiamos são as muralhas que cercavam Évora, e as "afueras" da cidade

                      Região rica em mármore de qualidade reconhecida


 Reparem que as casas são caiadas de branco e molduras amarelas para afastar os maus espíritos e abaixo uma declaração de amor! Que amor!




Outra característica de Évora são as igrejas, são mais de 20 para expressar a religiosidade de seu povo


Tenho que concordar: simples, acolhedora e bela






 Ao fundo: Igreja Nossa Senhora da Graça, século 16

No último restaurante dessa praça, à direita, almoçamos ... bacalhau e vinho



enquanto aguardamos abrir a Igreja de São Francisco , século 15




 para visitar a "cereja do bolo" de Évora,  que está dentro dessa igreja:
a Capela dos Ossos!?! 
Observar a inscrição na entrada 
  Capela de 3 naves, tendo ao fundo o altar-mor, com o túmulo do Bispo D. Jacinto Carlos da Silveira, assassinado pelos soldados de Napoleão, durante as invasões francesas em 1808 (quando D. João e a Corte fugiram para o Brasil...)

 Ao final do século 16, os frades franciscanos recolheram os restos mortais de 5.000 monges que estavam enterrados dentro da igreja e cemitérios antigos.
Com a intenção de transformar essa Capela em um espaço de oração e meditação sobre a efêmera condição humana, se puseram a revestir paredes e colunas com tais ossos ... serviço para um bocado de tempo, pois não! 
 Como podem observar o ambiente não é de nenhuma forma tétrico, muito pelo contrário, ambiente com luz natural mesclada com artificial.
 Esse túmulo de mármore contém os restos mortais dos 3 frades franciscanos fundadores do Convento




Diferente, estranho ... mas gostei!


 Outra jóia de Évora é o conjunto monumental de muralhas: fortificações que a  protegeram ao longo do séculos em círculos concêntricos. Fragmentos romanos, adições mouriscas e árabes. Mais tarde para proteção das invasões espanholas também foram acrescentados trechos que foram de verdadeira utilidade em 1663.

Casas construídas entre as arcadas das muralhas





                                                   Igreja de São Tiago ... fechada




No mais foi "flanar" pelas ruelas, imaginar como era na época dos romanos, quando transformaram a Lusitânia em um grande trigal e Évora se chamava
Ebora Cerealis... 

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...