Antes de sairmos da casa do Frank pegamos muita pera e ameixa preta ... os pés estão carregados.
Arredores de Berlim |
AutoBahn = Estrada perfeita Essas paredes são para isolar o barulho da rodovia de quem reside perto |
O camping está super bem localizado, à beira-lago mas um pouco distante de Potsdam. O tempo instável com ameaços de chuva nos fez decidir ficar em casa, com aproveitamento do tempo para tentar organizar as coisas.
Dia seguinte fizemos roteiro não muito inteligente e a visita não ocorreu a contento : Potsdam tem por baixo mais de 10 palácios visitáveis.
Acabamos não entrando em nenhum, andamos muito pelos jardins, uma canseira danada.
História: capital do estado de Brandenburg, sem os palácios, castelos, parques e jardins seria uma cidade sem grandes atrativos. Potsdam foi marcada pela guerra: em 1945 teve seu centro histórico transformado em escombros por 490 bombas da Royal Air Force britânica.
Começando pelo centro visitamos o Mercado antigo, a Igreja Nikolai construída em 1830, a antiga Prefeitura de 1735, bairro holandês e antigos portões da cidade.
"Ceci n'est pas un château" - é o que está escrito na parede e não sei se está legível |
Igreja Nikolai, construída em 1830-37 |
À direita, antiga Prefeitura de 1753 |
Na Praça Bassinplatz , a Igreja de Peter e Paul, construída em 1867 |
Bairro Holandês |
Seguimos andando até a Colônia Russa de Alexandrovka, de 1826. Casas típicas, museu, restaurante, jardins
Daqui Silvano voltou para buscar o MH, que deixamos estacionado lá perto do centro histórico. Enquanto esperava tomei um cappucino.
Próxima parada: Glienicker Brucke=Ponte
Construída em 1907, sobre o Rio Havel divide Potsdam e Berlim. Conhecida como "Ponte dos Espiões" pois Estados Unidos e União Soviética fizeram em várias oportunidades trocas de espiões capturados durante a Guerra Fria.
À direita detalhes da restauração |
10 - Novembro - 1989 , data em que o Muro de Berlim "caiu" |
Nas proximidades da ponte o Castelo Cecilienhof tem importância exclusiva: no verão de 1945, os chefes de estado dos aliados vitoriosos se juntaram na Conferência de Potsdam: as fronteiras foram remarcadas, Berlim foi dividida em 4 setores e igualmente o país também foi dividido entre os 4 - Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e União Soviética.
A Prússia deixou de ser um estado e essa divisão permaneceu até 1989 com a derrubada do Muro.
Quando chegamos no Castelo Sansoussi eu já estava morta de tanto andar...
Não entramos e fomos direto para o jardim, com escadaria e vinhedos nos terraços, fontes, esculturas e muito, muito chão para andar.
Na verdade é um complexo castelar: Sansoussi, Castelo Charlotenhof, Palácio Novo, Estufa de laranjeiras=Orangerie, Banhos Romanos, Jardim Botânico, Novos Aposentos, Moinho Histórico ... enfim, precisamos de uma semana e um simples bate-volta não é suficiente para tanta coisa. Fica para a próxima!
Moinho histórico, de 1790 |
Casa Chinesa de Chá, de 1754 |
Neues Palais = Novo Palácio, de 1763 |
Por hoje chega ... Começou nossa rotina de mercado: compramos pouca coisa por vez porque não temos como fazer estoque e a geladeira é pequena.
Dormimos em um posto beira-estrada com facilidades para caminhoneiros e motorhomeiros: banheiros com bom chuveiro.
E vamos comer kartoffel |
44 Prêmio Nobel estudaram e/ou ensinaram em suas escolas.
A primeira menção oficial da cidade data do ano de 953. Foi poupada dos bombardeios da 2.Guerra Mundial.
Em restauração |
Vitrines que possuem verdadeiras obras de arte em exposição |
O que está escrito eu não sei, mas a data é 1332, a farmácia é um bocado antiga |
Georg Christoph Lichtenberg (1742-1799), filósofo,escritor, matemático. Primeiro professor de física experimental na Alemanha (wikipédia) |
Flanamos, tomamos sorvete, visitamos igrejas: aqui há a Igreja de Santiago, já que a cidade fazia parte da rota de peregrinação à Espanha e tem uma comunidade devota de Santiago bem atuante na região.
Igreja de Santiago |
Quando voltamos para o motorhome "ganhamos" uma surpresa; o guarda estava nos multando pois passamos do tempo que havíamos pago ... sem choro nem vela nem jeitinho: por sorte com a ajuda de uma jovem que falava inglês pagamos a multa na hora - "morremos" em 15 euros. Tudo bem que foi a primeira multa mas é chato!
15 euros mais pobres seguimos viagem para a região de Bad Arolsen, camping beira-lago, frio de rachar. A recepção já estava fechada mas a gente entra, se instala e se quiser utilizar energia e água é com moedas. Para usar o banheiro é preciso ter senha. O banho foi automaticamente transferido para amanhã.
Tchau, boa noite e beijos.
Um comentário:
hahhaha...coitadinhos! mas estranho seria se o guarda alemão tivesse dado uma colher de chá procêis!!
quero fotos!!
beijos!
Postar um comentário