segunda-feira, 21 de setembro de 2015

19 e 20.09.2015 - Bad Arolsen - Bruhl - Koln=Colônia

Dias 12 e 13
Nosso trajeto no dia de hoje foi montanhoso, vales, muitos parques naturais ... e muita estrada boa! Um verdadeiro tapete persa de estrada!





Travessia, ou melhor, tentativas de travessia das ovelhas ... ô bichinho burrinho esse! 

Um trecho de auto-bahn e outros de estradas secundárias, mas com asfalto de primeira. Pode parecer repetitivo, mas quem gosta de viajar de carro é até covardia andar por essas estradas e sem pedágio!
Almoçamos no estacionamento do mercado e para descansar fizemos compras.

Nosso ponto de parada foi na cidade de Bruhl, no parque Phantasia Land, uma espécie de "Beto Carreiro" alemão ...ou algum parque da Disney ...
Não chega a ser um camping mas tem ponto de energia, água e sanitários com um chuveiro maravilhoso. Só não tem local para lavar louça, mas isso tem dentro de casa. Apesar de nossa bomba d'água insistir em dar "pau", estamos na procura de uma loja que venda acessórios para MH.


Estivemos em Bruhl em 2013 e nos encontramos com a família Dahmer. 
Naquela estada não foi possível conhecer Koln=Colônia e agora viemos para reparar aquele erro.

Dia seguinte fomos de transfer do parque até a Estação Ferroviária e em 30' chegamos a Colônia.   Tivemos um pouco de trabalho para comprar os bilhetes mas com a ajuda de uma simpática senhora deu tudo certo.


Rio Rheim = Reno
Koln é a maior cidade da Renânia do Norte-Vestfália. Com +- 1.100.000 habitantes é cortada pelo Rio Rheim=Reno.
Fundada pelos romanos há mais de 2.000 anos com o nome de Colônia Claudia Ara Agripinense.
Muito bombardeada na Segunda Guerra Mundial, a Catedral recebeu pelo menos 14 ataques aéreos. 

A estação principal fica praticamente embaixo e ao lado da Catedral, que é o principal motivo de visitação.


Era hora da missa e as visitas estavam proibidas, só depois das 13:00 hs.





Estava frio e com vento. Flanamos pelas rua, visitamos outras igrejas, ruelas.  e chegamos à beira do Rio Reno, com ponte exclusiva para pedestres e trem, muito trem ... e cadeados com juras de amor eterno!



Estava acontecendo o Kinder Tag, equivalente ao Dia da Criança, com atividades, música, teatro, pinturas, etc, etc, etc e claro, muiiita criança!



Para fugir do vento e frio entramos na Peters Brauhaus, cervejaria de 1544 o que deve ser motivo de garantia; já devem ter aprendido a fazer cerveja!
Um pouquinho só da história:  Kolsch (em cima do "o" tem trema) quer dizer 
Colônia=Koln em dialeto da região. Esse tipo de cerveja, por lei, só pode ser fabricada aqui em Colônia.

Entro, não entro, bah!  entro! 


Possui maior quantidade de açúcar e extrato de malte o que resulta num teor mais elevado de álcool. Também é mais carbonatada, o que resulta em ser mais leve ao tomá-la. 
É servida exclusivamente em copos altos de apenas 200 ml chamados "Stangen" e os garçons recebem o nome de "Kobes" que por sua vez é uma derivação de Jakob, que é o nome em alemão para Tiago, o mesmo Santiago  de Compostela, da época áurea das peregrinações e os monges fabricavam e serviam a cerveja. Parece complicado mas não é ... monges bons só faziam boas coisas ... cervejas, vinhos, champanhe, doces e biscoitos, licores e conhaques, até perfume descobri que os danados já fizeram. Penso que nas horas vagas também faziam hóstias .
Mas voltemos à Peters Brauhaus: um local lindo, com alma, comida gostosa e prá turista sair falando bem!





Almoçamos, bebemos e voltamos para o tempo ventoso.



Sabe o que mais encontramos em Colônia? Água! Pois é Água-de-Colônia é original daqui. Senta prá ouvir mais um pouquinho de história:
Bem resumidinho ... no século 18 o Sr. Farina, italiano, criou uma fragrância muito leve baseada nos cítricos da região do Mediterrâneo em oposição aos perfumes fortes que havia na época.
A partir daí Colônia passou a ser conhecida como "Cidade da Fragrância", e a fórmula copiada e adaptada.
Uma das famosas até hoje é a 4711, que fica na Glockengasse, número 4711.

Atualmente para receber o nome de Água-de-Colônia estabeleceu-se um limite de 5% de álcool, o que no início era de 8%.
Kolnisch Wasser, Eau de Cologne, Acqua di Colonia, Spiritus Coloniensis ... alguns nomes para a prosaica água de colônia.

Catedral = Kolner Dom
Reza a lenda que em 1164 foram trazidos de Milão as relíquias dos Três Reis Magos, ou seja, os restos mortais de Melchior,Gaspar e Balthazar, que estão depositados no altar mor, em uma urna do século 12.
A partir daí a igreja que havia, do ano 870, ficou pequena para o grande número de peregrinos para visitação das relíquias.
Corria o ano de 1248 e teve início a construção da Catedral, e a obra completou-se em 1880, ou seja, 632 anos depois ...









Quando concluída era o prédio mais alto do mundo. As torres chegam a 157 mts e a igreja tem 144 mts de comprimento x 86 de largura.
E uma infinidade de vitrais, criptas, sala do tesouro, capelas ... 


Arremate das torres (na verdade esqueci o nome dessa peça, quando pesquisar volto e coloco) 

Arco Romano, em frente à Catedral
Igreja gótica por natureza é imponente, majestosa, inacreditável de se olhar e imaginar em que condições foi edificada. 
Alguém leu ou assistiu a minissérie Os Pilares da Terra, de Ken Follet? É maravilhoso, vale a pena cada linha ou cada imagem.

Pela grandeza da Catedral merecia muito mais fotos, mas as que foram tiradas com celular ainda não consegui fazer a transferência (mas vou aprender...)

Depois dessa overdose de gótico voltamos para casa no camping Phantasia Land! Só havia dois motorhomes, estávamos quase sós.
Não entramos no parque, só olhamos pela passarela ...        



Um comentário:

Inara disse...

aaah não vale colocar fotos depois, pq aí eu leio e depois nem vejo as fotos...hehehe

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...