terça-feira, 8 de abril de 2014

03 a 06.04.14 - Dias 16 a 19 - Ilha de Rugen - Stralsund - Rostock

Quinta-feira: dia de chamar a assistência mecânica porque o MH anda sentindo muito frio e não quer nada com nada. Só vieram depois das 13:30 e não chegaram a nenhuma conclusão e nos indicou uma oficina, que por sua vez, não podendo atender nos indicou uma outra na cidade de Stralsund (já no continente), que por sua vez recomendou uma especialista em Citroen, segundo suas palavras. Chegando lá, rapidamente ele detectou que a mangueira "da rebimboca da parafuseta" estava velha e deteriorada. Por alguns centímetros de nova mangueira ficamos 80 euros menos ricos, mas saímos animadinhos. 
O rapaz nos enganou direitinho ... no dia seguinte lá fomos nós de novo ... o MH não pegou igual. Como era sexta-feira ele agendou para segunda para fazer alguns testes, porque não havia nada que pudesse fazer a olho nu. Puxa vida! Vamos ficar parados num estacionamento de motorhomes, sem banheiro e sem ducha; água colocando moedinhas tem, mas não temos mangueira para pegar. Mas vamos ficar do mesmo jeito.
Por enquanto o que não tem remédio, remediado está.

Almoçamos num lugar super legal: Karls Erlebnisdorf: galpão muito grande, com restaurante, cafeteria, cerâmicas, objetos de decoração, comidas, comidinhas. O carro-chefe é o morango: a primeira geração dos KARLS percebeu que investir em produtos feitos com o morango da sua própria produção podia render um pouco mais. Ali você vê fazer as geléias e marmeladas; pães, biscoitos e bolos; as chips de maçã, balas etc.
Além disso tem para a criançada uma fazendinha, com trenzinho, brinquedos, bichos e outros quetais... Tudo feito com material reciclado, coisarada velha mesmo! Uma "disneylândia" para vender morango...

Quando você entra no galpão seu queixo cai:as paredes são revestidas com bules de todos os modelos, cores e tamanhos. Tem uma plaquinha que diz 27.000 bules, mas não entendi se é contando as 4 filiais ou só nesse.
Lindos! Lindos! Não resisti e comprei mais um bule para nosso chá das 5!
Compramos geléias, mostarda, patês, linguiças, pão, biscoitos.






 Não parece mas é chocolate de verdade!




Hora do rango ... andar faz a gente ficar com fome ...
Onde estamos estacionados esperando a segunda-feira (dia 7) chegar, tem uma revenda de motorhomes e nesse fim-de-semana há uma feira com muitos trailers, MH e acessórios. Entramos dentro de vários e sonhamos bastante.

Fomos fazer um reconhecimento da cidade de bicicleta apesar do vento, do frio e da chuvinha.
Stralsund fundada em 1234,  pelos povos eslavos que tinham a posse da Ilha de Rugen. Localizada no extremo norte da Alemanha, bem no cantinho a leste, de frente pro Mar Báltico. O centro histórico entrou para a lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco em 2002.
Em 1293 já era membro da Liga Hanseática. Hã?! Faltou nessa aula? Vamos lá: a Liga Hanseática = Hansa foi uma organização entre cidades e companhias que tinham os mesmos objetivos, ou seja, comércio nos mares Norte e Báltico e visava principalmente defender-se contra os piratas que "trabalhavam" nessa região que era muito próspera ... A Liga foi fundada oficialmente em 1356, mas desde 1241 já existiam acordos entre cidades.
Lubeck era a sede da Liga e na época áurea existiam mais de 170 cidades-membros, entre elas Hamburgo, Bremen, Rostock, Stralsund, Wismar ...
Em 1862 foi o fim oficial com apenas 3 cidades: Hamburgo, Bremen e Lubeck.
Várias causas para o declínio: mudanças geopolíticas gerando instabilidade, rivalidade entre as cidades, os príncipes alemães perdendo status, as cidades deixando de ser independentes para responder a governos centralizados. Deu!!

No sábado, Silvano foi de novo visitar a feira de motorhomes e comprou um aquecedor elétrico. Santa aquisição! Esses dias usamos o aquecedor a gás mas eu tenho medo de ficar com ele ligado a noite toda. Só o que falta é a gente morrer por estar dentro do MH lacrado e com o gás vazando ...

 Escolhendo o próximo motorhome ... se ganhar na loteria ...
Zero km, 89.990 euros ...

Como ontem já tínhamos feito o reconhecimento do caminho foi fácil chegar ao centro de bicicleta e encapotados.



No norte da Alemanha, assim como Dinamarca e Polônia na fronteira com a Alemanha possui a característica de construção em tijolos = Backsteingotik. Igrejas góticas, mosteiros, prefeituras=Rathaus, casas importantes do comércio ou particulares. 
A arquitetura sacra e a técnica da construção em tijolos em Stralsund contribuiu para a disseminação em outras cidades. E desde sempre ninguém quer ser passado para trás ... fez uma igreja grande? Faremos uma enorme!
As igrejas, apesar das paredes serem enormes, os vitrais quase sempre transparentes as tornam extremamente claras.
Achamos impressionante o visual. Diferente, vistoso, bonito. 


Marienkirche=Igreja da Virgem Maria, de 1298 : que pórtico!! 




A praça principal, a praça do mercado: Alter Markt , o modelo é semelhante em todas as cidades: dias determinados da semana tem a feira e na época de Natal as tradicionais barracas com venda de produtos natalinos
Wulflamhaus (a de tijolinho), residência de 1358


 Essa praça tem outra característica: durante o verão uma fonte vai inundando como se fossem ondas do mar, de 7 em 7 . Como estamos na primavera não presenciamos. 

 Rathaus = Prefeitura, do século 13. Os casamentos são celebrados aí e como podem observar um casal de "apaixonados" acabou de assinar o papelório. Na foto abaixo dá para perceber um pouco do ritual do evento ...

Como viram na foto acima os amigos seguram um coração bem grande desenhado num tecido ... os noivos recortam esse coração ... 

E para sacramentar a cerimônia ... o noivo carrega a  donzela e atravessa esse coração. Costume é costume, mas ... Silvano deu graças a Deus de não ter casado na Alemanha ...
Chega de graça e vamos circular.  Passamos no mercado compramos pão, frios e suco para "piquinicar" no porto em frente ao Oceanário.

Reparem que as construções são todas à base de "tijolinho"



Por enquanto a única propaganda que a gente vê da Copa é na garrafa de Coca-Cola


Vamos para o Ozeaneum : 45 aquários: diversidade da vida nos mares: Báltico e do Norte com respectivos aquários, exploração e utilização dos mares e os gigantes que circulam por essas águas
  
 Por aqui passam 1.000.000 visitantes/ano
Um tufão de lixo ...




As conchinhas de Santiago = Coquilles de St. Jacques

As focas e ... epa ... um foco!!!





 É tudo agradavelmente didático, bem apresentado, aquários limpos, boa sinalização e com muita informação. Como os oceanos se formaram, como podem ajudar no desenvolvimento econômico e como estão sendo judiados por nós ...




 Indo para o tanque dos pinguins ... na verdade eu não os enxerguei, fiquei mais preocupada em olhar a paisagem e esqueci dos pinguins
No teto do oceanário tem um mirante para a bela Stralsund, uma agradável surpresa a beleza da cidade



Essa é a hora de deitar e relaxar um pouquinho assistindo "filminho" sobre os gigantes dos mares


Quando saímos estava chovendo e nós de bicicleta ... e frio, muito frio.


Antes de ir para casa: Fish/Chips , meio diferente da Inglaterra, mas ainda assim Fish and Chips

 Como podem ver o dia inteiro o céu não esteve de outra cor ... ou, sem cor!

 Igreja de Santiago=Jakobikirche, do séc. 14. Atualmente é museu e teatro





Igreja de São Nicolau, com data de 1276
Agora sim! Vamos prá casa ... onde continuamos a não ter local para banho ... plano B em ação ...
Boa noite. 
Bom dia, gente! Já que não estamos fazendo nada e hoje é domingo só nos resta passear. Hoje dia 06 de abril: minha mãe está completando 80 anos e que continue com saúde, disposição e alegria de viver. Parabéns mãe!
Vamos a Rostock : também pertencente à Liga Hanseática, com centro histórico preservado: o que foi destruído por guerra, fogo ou etc foi restaurado, consertado, preservado.
Vamos de trem e como é possível levar as bicicletas (aliás pode levar também seu cachorro, o carrinho do seu bebê, cadeira de rodas ... tudo pode, sem desculpas para não sair) vamos com elas.
O trajeto é +- 80 km e com as paradas demoramos cerca de 1 hora. 



                                                   Steintor = Portão de Pedra
 Neuer Markt = Praça Nova do Mercado , por nova entenda-se do ano +- 1300
 Rathaus, a fachada rosa "barroca" adicionada em 1727, mas mantiveram as torres góticas originais

Olhem a limpeza dessas ruas (e todas as outras) 


Enquanto o dono reza, o cão docilmente espera ...

 Mais uma igreja do século 13, ano 1230. Apesar de Rostock ter sido severamente bombardeada os edifícios foram restaurados. Várias obras só ocorreram após a unificação, pois por motivos políticos não havia interesse em determinadas restaurações.
Relógio astronômico de 1472 ... ao meio-dia os apóstolos (lá em cima) saem das casinhas e dão uma volta enquanto os sinos tocam. 




 Universidade de 1419, a primeira do norte da Alemanha, no estado de Mecklemburgo-Pomerânia
 Kropeliner Strasse: rua de pedestres com barraquinhas de comida, salsichões, cerveja, doces e fachadas glamurosas. Foi a primeira rua de pedestres da Alemanha Oriental 
   Kropeliner Tor - Portão Kropeline, de 1280 e abaixo trecho da muralha

 

Costelinha de porco e cerveja 

 Nunca comprei o pão de mel ...é uma boniteza!
 Indo para o porto: na verdade o coração da cidade sempre foi o porto. Foi dos mais importantes no Mar Báltico e até hoje segue com navios de cruzeiro e recreação. 
O maior evento da cidade é o Hanse Sail sempre em agosto (auge do verão): desfile de embarcações de grande porte, escunas, barcos de cruzeiros, barcos de coleção...enfim ... de tudo que flutua pelo jeito!
As instalações do porto foram complementadas com construções novas com cafeterias, restaurantes e muito lugar para caminhar à beira-mar. 


 Petrikirche = Igreja de São Pedro, edificada onde a cidade foi fundada e a torre possui 120 mts. 


Antiga praça do mercado = Alter Markt



  O dia já está quase acabando... o tempo colaborou na maior parte, mas agora está chovendo. Passadinha básica numa confeitaria: capuccino e torta de queijo e vamos embora.
Quando descemos do trem a chuva deu uma trégua e como a estação fica bem pertinho do "camping" (na verdade é um estacionamento de MH) chegamos bem. Jantar? Sopa ... faz frio prá kauaka...  . Bom Fantástico prá vocês. 
Nossa sorte foi ter comprado o aquecedor! Maravilha!          

Um comentário:

Inara disse...

uauuuu... adorei tudo desse post!!! tudo é muito lindo, limpo, civilizado, preservado, organizado, etc, etc, etc...
adorei o galpão lá no início, com seus milhares de bules e chocolates enferrujados...
as construções de Stralsund são lindas e imponentes!!
Rostock também é puro charme!
mas uma coisa fiquei na dúvida: não sei o que me deu mais água na boca, se foi o f&c com a cerveja ou se foi a costelinha com a cerveja!! nhammm...

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...