domingo, 4 de outubro de 2015

02 a 15.10.2015 - Arganda del Rey

Dia 25 a ...
Hoje é dia 13 de outubro e faz 12 dias que aqui aportamos.


                            Igreja Paroquial de San Juan Bautista (1.700-1717)

             Nossa Senhora do Pilar - Padroeira da Espanha e sua data é 12-OUT
Segundo a lápide: na Igreja de Arganda del Rey, estão os restos mortais dos avós, bisavós e tataravós do imortal escritor Don Miguel de Cervantes Saavedra, autor de Dom Quixote, naturais e moradores de Arganda del Rey. 
Naquela época o costume era : quando chegava a hora de ter filho a mulher ia para a casa de sua mãe ... 
  
Voltando à novela "Nosso motorhome indocumentado"...
Nossa intenção "era" transferir o motorhome para Espanha, isto é, emplacar aqui e quando fôssemos embora para casa deixar a encargo de nossos amigos.
Ouvistes bem "era" .. levamos 11 dias para começar a nos inteirar de toda a burocracia que há para trazer um mísero motorhome da Alemanha e querer emplacar aqui na Espanha. 
Por ele ser "viejito", ano 1990 há toda uma legislação quase intransponível para nosotros ... Por certo há uma legislação elaborada juntamente com a criação da Comunidade Europeia , mas, porém, contudo e todavia, cada país continua a tratar esses assuntos como antes e em alguns casos até "complicando" um pouco mais.
Nós sabemos o que é criar dificuldades para vender facilidades, mas nossa amiga diz que "eles levam 1.000 anos de história e a burocracia veio junto nesses 1.000 anos".

Resultado: ontem Silvano deu um pulinho em Berlim, para solicitar prorrogação de 30 dias para a transferência e novas placas provisórias, pois as nossas venceram dia 10/10/2015.

Agora é aguardar e ver se em 1 dia e meio Silvano consegue voltar com novos documentos e podermos terminar a viagem.
É isso ... que enrosco! Não imaginamos que nossos amigos que nos receberam com tanta amabilidade tivessem que nos aguentar por tanto tempo.
A ver e aguardar a volta do Silvano ... ai meus sais! 


E o que fazemos enquanto esperamos ... bebemos, comemos e sesteamos! Madre mía! Em sentido horário, de blusa branca Eugênia e Benito, Hilário e Marivi: nossos amigos e anfitriões, eu e Silvano como fotógrafo.

Voltando um pouco atrás ... domingo dia 11 fomos a Madri flanar um pouco ... andamos por ruas já conhecidas para facilitar a vida e ir mais despreocupadamente. Com um mapa do metrô saímos de Arganda e descemos na Puerta del Sol, considerada km 0.


  Este marco está em frente da Prefeitura de Madri e é aqui que os madrilenhos contam os minutos da passagem de ano


A estátua em frente à Prefeitura é Carlos III, rei da Espanha, 1759-1788, foi o responsável por grande parte da urbanização da cidade. Nos tempos idos, quando não havia esgoto sanitário e o "pinico" enchia ... se ouvia o grito ...
"água abaixo" ... e era umdeusmesalve ... simplesmente jogavam pela janela!
Viu! Primeiro mundo também já foi sei lá eu que mundo!


                                                         "El Oso y el Madroño"
O mascote da cidade é esse simpático urso que está tentando comer os frutos de um Madronheiro (Arbustus unedo) pelo que entendi é um tipo de "berry", frutinha silvestre. Enfim .. esse urso está por toda parte ... a estátua é de 1967, obra do escultor Antonio Navarro Santafé, tem 4 mts de altura e pesa 20 ton.
Está localizada na Puerta del Sol, que era uma das antigas entradas da cidade.

Minha segunda ideia era passar na La Mallorquina: tradicional doceria, porém não havia condições de entrar ... apinhada, lotada, cheia ...
 E seguimos pela Calle Mayor e fazendo curvas por ruelas
 E chegamos em outro local marcado para comer e também se mostrou inviável.
Já disse que por aqui já estivemos então só nos restava sentar e comer ...mas também não foi aqui
  Tradicional chocolateria, onde passaram muitos, entre eles, o forasteiro Hemingway. Mais uma peninha, mas a fila era grande!


 E chegamos à Plaza Mayor que concorre ao título de "as mais belas da Europa". Palco de inúmeros acontecimentos, o idealizador foi o Rei Felipe II, em seu cavalo no centro da Plaza



                                                  Bocadillos de calamares
                                                      Mercado de San Miguel
                            Empanadas, fabada, cerveja e sidra



Igreja de Santiago, no altar-mor pintura representa Santiago Matamoros e à direita Santiago Peregrino



 Palácio Real, de 1738, também chamado Palácio de Oriente é a residência oficial do Rei, mas pelo que entendi a família real só utiliza em ocasiões especiais

Bem perto do Palácio Real temos a Plaza de España e os personagens de Cervantes; Don Quixote e companhia
 Don Quixote de la Mancha "o cavaleiro de triste figura" ...seu cavalo Rocinante e seu fiel escudeiro Sancho Pança (não sei se o burrico dele tem nome)  ..

Carlos Saura , Javier Bardem, Antonio Banderas
 Um café e nos reanimamos para subir a lomba até o Templo de Debod
Templo egípcio construído há 2200 anos e dedicado ao culto dos deuses Amon e Isis. Foi doado à Espanha, em 1968, pela República do Egito em agradecimento pela ajuda prestada durante o salvamento dos Templos de Abu Simbel, em Nubia. 
Quando construíram a Represa de Assuan muitos templos corriam risco de alagamento. A UNESCO solicitou ajuda e vários países responderam a esse chamado.
Não conseguimos entrar pelo adiantado da hora, além disso o dia estava nublado não conseguimos imagens do por do sol, como era nossa intenção.

Enfim estávamos muito cansado, mas hoje é dia 11-OUT e amanhã celebra-se o dia da Padroeira N.Sra. do Pilar e Dia de la Fiesta Nacional ou Hispanidad e em frente ao Palácio Real aconteceria show de luz e som, com fogos de artifícios ao final. E os fogos estavam localizados justo atrás do Templo Debod, por esse motivo estava fechado uma parte do parque "por segurança".

Já passava das 20:00, o show marcado para 21:00 e resolvemos esperar ... a praça lotada, em pé, enfim, um bocado desconfortável. 
Tomamos um sorvete e esperamos! 21:15 teve início ...








E assim foi...depois de ohs! ahs! e palmas! ... encerraram-se as festividades.
Fiz um filme mas não sei onde está ... sumiu!

Aí foi ter calma, caminhar devagar até o metrô (nós e a torcida do Real Madri toda). Mas deu tudo bem, a turba se foi desmanchando sem nenhum incidente.
Chegamos em Arganda del Rey passava das 23:30. Silvano não sei, mas eu estava morta de canseira.

15-OUT-2015, quinta-feira, Silvano chegou da Alemanha ... Uau! Com placas e documentos novos, isto é, por mais 30 dias ... por enquanto estamos alforriados! Graças ao Frank, o dono da oficina que conhecemos ano passado e agora de novo correu atrás para ficar tudo a contento em 24 hs.

Podemos partir amanhã para usufruir os últimos dias.
Enquanto isso saiu uma mermelada de Membrillo=Marmelo, não sei se ajudei ou atrapalhei mas dá uma trabalheira danada ... principalmente descascar esse "trem" duroduro e depois mexer mais de hora em revezamento!Mas valeu a pena. Eu que nem gosto de marmelada achei ótima!!!!


Agradecendo penhoradamente aos nossos amigos Marivi, Hilário e Isabel!
Pelo carinho, pela atenção e disposição, comidas e petiscos ... voltaremos em 15 dias , ok?
Beijos. 

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...