quinta-feira, 22 de outubro de 2015

21 e 22.10.2015 - Conceição - Tavira - Olhão - Faro - Conceição

Dia 44 - Conceição - Tavira - Vila Real de Santo Antônio - Conceição, de trem

 Dia de sol ... opção para ir a Tavira ... ônibus e trem ... sem chances de escolher diferente ... vamos de trem ... 20' e 1,70 euros (se não me engano). 


Em Tavira, em frente à estação Ferroviária ... Silvano chegando cansado de guerra ... e eu ... ansiosa esperando por ele ... (quanta bobagem!)


 Tavira é cortada pelo Rio Gilão. Essa ponte de origem romana, pertencia à estrada romana costeira no trecho entre Faro e Castro Marim (já na fronteira com Espanha).
 Na época dos mouros, Tavira era um dos mais importantes assentamentos no Algarve, juntamente com Silves e Faro.

 Na colina é possível observar a Torre do relógio da Igreja de Santa Maria do Castelo e um trecho da muralha
 Caminho de Santiago por aqui também ... as setas amarelas que não nos deixam perder o Caminho

Casas caiadas, igrejas históricas, mansões com sacadas em ferro trabalhado ...
e azulejos ... marca registrada de Portugal.






 Igreja de Santiago : na região do Algarve a Ordem de Santiago por ocasião da Reconquista, quando os cristãos expulsaram os mouros, teve importante papel. Essa igreja está localizada onde havia a segunda mesquita mais importante da cidade.
Igreja de Santiago : vista das muralhas
 Antigo Convento da Graça e Pousada do mesmo nome
 Igreja de Santa Maria do Castelo, a tradição afirma que ela está situada no mesmo local da Mesquita Maior do tempo da ocupação muçulmana. 
Sofreu sérios danos durante o terremoto de 1755, teve seu interior restaurado no século XIX
 As melhores vistas de Tavira: das muralhas do castelo situado no antigo centro árabe. Reparar nos "telhados de 4 águas", como pirâmides, característica da cidade ... dizem que é para escoar as águas das chuvas torrenciais ...


A história dessa placa: Calçada dos sete cavaleiros de D. Paio Peres Correia
Em 1242 , Tavira foi conquistada dos mouros por D. Paio , mestre da Ordem de Santiago, que se sentiu ofendido com a morte de 7 de seus cavaleiros durante uma trégua. Ficou bravo e foi à luta!
A Igreja de Santa Maria do Castelo abriga os túmulos de D. Paio e os 7 cavaleiros. 


 No centro histórico, na parte árabe da cidade, continuam as escavações ... aqui, o antigo Solar da Família Corte-Real, ligada às explorações marítimas portuguesas, com vestígios arqueológicos dos séculos VII a.C. a XVIII d.C., em especial, estruturas habitacionais islâmicas dos séculos XII e XIII. 

Já está na hora de procurar o que comer. No camping nos indicaram o Restaurante 3 Palmeiras com rodízio de ... peixe e frutos do mar! Lá fomos nós do outro lado do rio até quase o fim da cidade ... e ... havia uma placa ... "Para descanso do pessoal reabriremos dia 27/Out" ... Puxa! Com fome, calor e com água na boca voltamos para a cidade.
Meio fora do caminho, semi-escondido nossos olhos captaram que ali poderia ter coisa boa!


 Queijo de cabra, vinho branco algarvio e choquinhos à algarvia ... a fome é ótima crítica ... tudo ótimo!
Ps: chocos são moluscos, não sei se da mesma família da lula, devem ser parentes bem próximos, inclusive com bolsa de tinta.

 Em primeiro plano, Silvano ... em segundo plano, se dirigindo para nossa mesa, o Chef! Que recebeu os devidos cumprimentos por tudo ...


 Vamos voltando devagar, flanando e observando um pouco mais os detalhes desta bela cidade. Aqui dá para ver bem o "telhado de 4 águas"



 Mercado Municipal


Cataplana a grosso modo, são duas panelas côncavas que se fecham herméticamente e o alimento cozinhará ao vapor. Digamos que é a precursora da panela de pressão mas imagina-se que a origem é árabe, muito semelhante a "tajine" marroquina, com a diferença que a marroquina é de barro e a de Portugal de cobre. 
E o que vai aí dentro? Pode ser de peixe, frutos do mar, carne de porco, tudo junto e misturado, separado, isto é, do que lhe apetecer! Só de peixe, sim!
Com carne de cerdo ibérico, bom também! E assim vai ... coloca-se tudo na panela, temperos aromáticos, fecha-se e em 20 minutos ... está pronto para degustar! Voltemos às igrejas!


 Igreja da Misericórdia, construída entre 1541-1551, com arquitetura renascentista. Acima da porta São Pedro e São Paulo mirando a quem entra
 Os azulejos fazem a diferença!

 É difícil mas a gente vai tenteando ...


E no altar-mor ... um bocado de ouro! Fiquei tentada a pensar ... ouro?! De onde?!


Sala de reunião da Santa Casa de Misericórdia e objetos em exposição, na lateral da igreja



Casa das Portas


 
 Ao lado da Oficina de Turismo há o Núcleo Museológico Islâmico, pertencente ao Museu Municipal de Tavira: mostra a relevância do período medieval islâmico, através dos achados arqueológicos desenvolvidos nos últimos anos.
E aproveita dentro do ambiente do núcleo um trecho da muralha medieval em taipa.



As muralhas ... mas o destaque vai para o "Vaso de Tavira" a jóia da Coroa.
A atendente nos disse que é muito raro ele estar em Tavira, pois ele faz exposições pelos principais museus do mundo. 


 O "Vaso de Tavira" tem datação entre o final do século XI ou início do século XII, no chamado período das Taifas.
Considerado um dos objetos mais emblemáticos do período islâmico em Portugal. Em bom estado de conservação, apresenta na borda superior um conjunto de figuras humanas - cavaleiro, músico,mulher - e animais - pombas, tartaruga, ovelha, camelo.
Foi encontrado na década de 90 quando obras para instalação de agência bancária, no mesmo local onde hoje é o núcleo islâmico, puseram a descoberto vestígios de um bairro islâmico anterior às muralhas. As obras foram suspensas, muitos anos se passaram para a preservação da área.



Muito bom!

Entramos em várias imobiliárias para fazer a nossa pesquisa de mercado! Tavira já está em nossa lista de sítios a escolher! 


E com poema de Álvaro de Campos, que aqui tem uma casa para disseminar a obra de Álvaro de Campos/Fernando Pessoa nos despedimos de Tavira.

Voltamos para a Estação Ferroviária que fica na parte alta da cidade e resolvemos ir até o fim da linha - Vila Real de Santo Antônio, na beira do Rio Guadiana, fronteira com Espanha.



Tomamos uma bica = café , mas é meia xícara, se queres mais café pedes uma bica cheia


 Rio Guadiana, aos fundos ... Espanha

Fim de tarde , rua de pedestres, cafés e bares à espera dos fregueses.
Voltamos para a estação porque o último trem parte 19:00 hs, 30" e estamos em Conceição, em casa.


Depois do jantar, descansar e jogar baralho ou dominó com esse chocolate delicioso para acompanhar.
Até amanhã!
22.10 - hoje é o dia 45 de nosso recorrido e fomos de motorhome para Olhão e Faro porque onde pretendemos almoçar é fora de mão. Nossos planos são conhecer Olhão, almoçar e visitar Faro ... mas verão que nossos planos não puderam ser efetivados ...


Olhão desde épocas medievais se dedica à pesca e atualmente é um dos maiores portos pesqueiros centro de produção de atum e sardinha em lata do Algarve. 
Situada em frente à Ria Formosa, região com avifauna local e de imigração. Possui marinas para barcos de pesca e de recreio.



Casas caiadas, com terraços nos telhados, sacadas com ferro batido, chaminés em forma de caixas: reminiscências da arquitetura mourisca.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário , na parte posterior temos a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, onde as mulheres dos pescadores rezam para a segurança de seus maridos pescadores durante as tempestades.
A Igreja está situada na Praça da Restauração e foi construída entre 1681-1698 com doações dos pescadores locais.

Calçadões estreitos, ladeadas por lojas nos levam para a beira-mar 
A construção de telhados vermelhos é o mercado local, bem pitoresco e bonito.
Tão logo os pescadores chegam do mar o mercado adquire vida com o corre-corre dos compradores: donos de restaurantes, moradores e turistas atrapalhando prá e prá lá ...
Um dos lados do mercado é para agricultores e granjeiros locais que vendem frutas, castanhas, mel, frangos e queijos entre outros produtos.
No entorno há bares onde pode-se comer algo e sempre beber vários algos! 
No cais em frente ao mercado o Caíque Bom Sucesso : essa embarcação é uma réplica com a maior aproximação possível ao desenho histórico original do caíque de Olhão . 
Esse caíque de pesca partiu daqui a 06-JUL-1808 e chegou em menos de 3 meses ao Rio de Janeiro, mais precisamente no dia 22-SET-1808.
 
Foi um feito extraordinário para a localidade e para a época: sem mapas, sem instrumentos de orientação, os olhanenses atravessaram o Oceano Atlântico de costa a costa. 
O caíque tinha entre 15-20 mts de comprimento e entre 3-4 mts de largura.
Levou 17 tripulantes, que deram ao Príncipe Regente a boa nova de que os invasores franceses de Napoleão haviam sido expulsos do Algarve.

Como recompensa, D.João VI concedeu-lhes o Alvará Régio de 15-NOV-1808 que elevou a localidade de Olhão à categoria de Vila de Olhão da Restauração .
(Texto do Prof. Dr. Antonio Rosa Mendes, em placa explicativa situada no cais)

Feito o reconhecimento de Olhão, que é bem menor que Tavira, nos dirigimos para o que pensamos ser a jóia da coroa do dia (para nós): Rodízio de Peixe! Madre mia!

Restaurante Tintol, situado na EN 125 entre Olhão e Faro, desde que ouvimos falar dessa possibilidade estamos de "olhão" grande para experimentar...
Peixe fresco assado e com variedade de fazer apetite até em quem não gosta de peixe.
Logo à entrada está a "churrasqueira" com uma grande grelha onde os peixes são assados.
O ambiente e o atendimento são simples, simpático e caseiro.
Se você optar pelo rodízio, peça uma jarra de vinho branco da casa, que chegará gelado o suficiente e a salada montanheira: tomate, pimientos, cebola e 2 batatas cozidas com casca.
Só é servido o que pôde ser comprado pela manhã no mercado de peixes ou em certas épocas no leilão. O garçom vai passando a travessa e recitando ... atum, perca, cavala, dorada, lulas, salmão, sardinhas, pargo, carapau, robalo ... e assim seguem as rodadas calmas, tranquilas e quando você se dá conta ... ufa! não vou poder comer as sobremesas maravilhosas!
 O rodízio de peixes sai por 10 euros e a salada 1,80 euros. O vinho deve ter sido 4 euros, ou seja, por menos de 15 euros comes como um rei!
Resultado desse almoço: não fomos visitar Faro na parte da tarde e por sorte estávamos de motorhome no estacionamento do restaurante: fechamos as cortinas e dormimos ... muito ... acordamos, tomamos café e voltamos para o camping em Conceição.
 Mobilhomes essas são as casas que se pode colocar em cima de um caminhão e transportar para onde queira. São grandes e confortáveis: casa de camping na praia ou na serra, o que queiras! 

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...