domingo, 25 de outubro de 2015

25 e 26.10.2015 - Albufeira - Alvor - Sagres

Dia 48 - Domingo - Via Praia da Galé, Praia Armação de Pêra, Ferragudo, Alvor

O domingo principiou com emoções ... logo saindo de Albufeira resolvemos conhecer a Marina, mas o que era uma parada rápida para fotos demorou um bocadinho mais ... 

Vamos à história:
Silvano nem ia descer, fui tirar as fotos e em questão de poucos minutos olho para trás e o motorhome, nosso motorhome, está emborcado dentro da água!!!

No morro em frente em questão de pouco tempo havia uma bela assistência
Como assim?! Corri, achando que o Silvano tivera uma síncope, sei lá, algo assim! Chamei e nada ... gritei e ele veio correndo do outro lado da marina ...

Pôs as mãos na cabeça e como que me perguntando... o que você fez????

Não sei exatamente o que ocorreu, talvez um freio de mão não suficientemente puxado! Por sorte nada quebrou, ao menos aparentemente, imaginamos que o motorhome desceu devagar e o canal estava com pouco água e nem pegou no fundo!

Nisso já tínhamos uma assistência boa no morro acima ... era só flashs espoucando e as pessoas que passavam diziam: Bom domingo! e se iam!

Por Deus e por sorte os trabalhadores da marina pelo cedo da hora estavam sem ocupação e vieram e disseram: vamos tirá-lo! Veio um trator de carregar barcos, cordas e 3 moços com vontade e disposição. 


Silvano entrou no motorhome, ligou, engatou a ré e pouco a pouco o tratorzinho foi puxando, arrebentou a corda, continuou a puxar e ... voilá! de volta à terra!

Que tremendo susto! Não aconteceu nada com o carro! Um espetáculo! 
Respiramos fundo e seguimos para um café na Praia da Galé e nos acalmamos.

 Em Armação de Pêra resolvemos almoçar e bem: Caldeirada de frutos de mar! Praia com cara típica de pescadores : redes, barcos, gaivotas






Seguimos viagem agora satisfeitos e felizes





Entramos em Ferragudo que está na Ria em frente de Portimão , que é a maior cidade do Algarve.
Em Ferragudo, falésias e molhes na entrada da Ria





 Ao fundo, Portimão
Tomamos café, em casa, com essas vistas e fomos para Alvor onde está o camping. A cidade de Portimão fica para uma próxima visita ou para quando estivermos morando no Algarve!

Segunda-feira, dia 49
Alvor entrou em nossa lista de cidades "moráveis" , com suas ruelas, casario, porto e praia ... pedras ocres, pequenas enseadas, cavernas. Lindo!


 No canto esquerdo o pequeno mercado de peixes












Revigorados vamos em frente. A próxima cidade é Lagos , relativamente grande e optamos por vê-la à distância








Praia da Piedade

Farol da Ponta da Piedade: aqui, marca o início da Baía de Lagos.
Havia outrora um pequeno templo dedicado a Nossa Senhora da Piedade. Em meados do século 18 existiam 2 parapeitos com 3 "bocas de fogo", dispositivo que foi destruído pelo terremoto de 1755, o mesmo que destruiu Lisboa.
No início do século 19 todo o conjunto estava em ruínas. A ermida foi demolida para dar lugar ao atual Farol. Construído em 1913 é constituído por torre quadrangular e edifício anexo. O Farol está a 51 mts de altitude.
Seguindo em frente que atrás vem gente ... Praia do Móz, Burgau, Salema!
Caminhos bonitos





Almoçamos bem tarde mas valeu a pena: uma panela "cheia" de arroz com polvo, não sobrou para o jantar!



Por Deus! Não sobrou nada! E ainda íamos seguir até Sagres, sim aquela Sagres da Escola de Sagres! Dos Descobrimentos portugueses, Infante Dom Henrique, etc! 
Fomos direto para a Fortaleza na ponta do Promontório, muito para andar e um vento "imparável"!!

Rosa dos ventos da Fortaleza



Campo de lápias : relevo típico das paisagens calcáreas. Resulta da erosão das rochas pela ação das chuvas e forma um relevo fortemente fraturado, que permite fácil circulação e infiltração da água


 Ao fundo o Cabo de São Vicente e Farol


Já era noite quando chegamos ao camping, chovendo e nos pareceu "maisoumenos" o que não se revelou de todo mal quando o dia clareou!


Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...