domingo, 3 de setembro de 2017

06/06/2016 - Valinhas a Ponte de Lima

Segundona, você acorda e pensa o que farei hoje!?! Qual o compromisso?! como não temos nada agendado vamos caminhar, o jeito é levantar.
Ops! já passou de 08:30!! Eu sabia que essa história de 07:30 já estar caminhando não ia durar muito!
Mas explico: hoje é uma miserinha de quilometragem... só 13! Oba! Só 13 com uma subidinha!! A ignorância por vezes é uma grande companheira! Só 13!!!
A rotina diária ... comer alguma fruta, iogurte, olhar no guia onde é o próximo bar e lá tomar uma gostosa chávena de café com ou sem leite e croissant! Amo croissants!
Até ameaçou chover mas não passou de garoa.
Trilhas arborizadas, vinhedos começando a aparecer os cachinhos de uva (a colheita é em outubro, no Brasil inicia em fevereiro-março, primavera).
Flores, muitas flores plantadas por mãos habilidosas ou pelos pássaros.
Chegamos em Ponte de Lima 14:00 e o albergue só abre 16:00.
Enquanto aguardamos vamos comer! Um solaço! 
Menu do perê=peregrino : sopa, filete de pescada com arroz, salada, pão, água e cerveja com Seven-Up! normalmente o menu do peregrino vem com vinho, mas na hora do almoço eles oferecem cerveja. Valor do menu: 6 euros!!!
Ah! Silvano de  entrada pediu Caracóis ... lesminhas com carapaças bem miudinhas! Um trabalho danado! Éramos uns 10 observando ele comer! 
Se ao menos elas não tivessem as "anteninhas" penso que encarava! mas aquelas anteninhas e o medo de alguma ter escapado com vida do banho de água quente me fez declinar do convite e degustar com ele!
Fila enorme para dar entrada no albergue: ótimo, agradável, arejado, 3. andar, sem elevador ...
Reencontramos Ismael e Milena na chegada à Ponte de Lima.
19:00 sol alto no céu, vamos dar uma volta na cidade e no mercado comprar algo para comer mais tarde e para o café da manhã. 
Bela cidade , rio limpo e povo na rua!
Boa noite! 
Um pouco de história: Ponte de Lima foi importante desde a era romana, sendo o único local seguro para a travessia do Rio ... Lima!
Cidade da região do Alto Minho, 50.000 habitantes e arquitetura de variados estilos.
Recebeu a "Carta Foral" de D. Teresa, em 1125: documento que regula a administração, deveres e privilégios da vila.
Um bocado mais antiga que o "Brasil descoberto" e desde o princípio fez parte da rota a Santiago de Compostela!
De novo, boa noite....

Nenhum comentário:

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...