domingo, 18 de maio de 2014

11 a 13.05.2014 - Dias 54 a 56 - St. Davis - Llandovery - Cardiff

Domingo, Dia das Mães ... beijos filhas!
 
Depois dessa noite ventosa o dia amanheceu lindo, céu azul e ... vento moderado... 
St. Non's Retreat: capela erguida em 1934 em homenagem à mãe de St. Davi, dali segue várias trilhas à beira-mar



Oceano Atlântico e a Pembrokeshire Coast National Trail
Ruínas da Capela de St. Non's, mãe de St. Davi: reza a lenda que ele nasceu aqui nessas ruínas
 
Whitesands Bay : praia de surfistas e onde reza outra lenda: São Patrício saiu de Gales por essa praia para levar o cristianismo à Irlanda 

Seguindo a costa vamos passando por cidadezinhas, angras e portinhos minúsculos um mais bonito que o outro. Em tempos nem tão distantes assim essas reentrâncias serviam para abrigar um movimentado e lucrativo comércio de contrabando, onde quem não participava virava o rosto para o lado e poder dizer que em absoluto não viu nada ...  Nessa região o que não falta é braço de mar escondido entre pedras
Solva uma entre tantas cidades com restaurantes e lojas charmosas

Uma pausa no Jardim Botânico do País de Gales: o que não falta nessas terras é jardim para visitar. Um dos passeios preferidos nessa ilha é passar o dia entretido em meio a jardins. Pode-se fazer pic-nic, compras, flanar, cheirar, admirar ... Se você quiser é possível ir a jardins, vários ao dia, por todo o verão. Verdadeiramente um esporte very, very british!
Essas terras no século 18 pertenciam ao banqueiro William Paxton

Aqui é o ponto alto desse Jardim Botânico: segundo o guia: é a estufa com maior vão livre do mundo e conta com espécies raras de plantas, com projeto de Norman Foster.




Farmácia e biblioteca fitoterápica, com estudos de plantas medicinais. O que essa "senhora" tem de miudinha ela esbanja em falar ... como falava!!

                             Jardim japonês                                                                   Jardim das abelhas
Tropical House, projetada por John Belle (arquiteto galês, residente em Nova York): plantas "exóticas" como abacaxi, palmito, coco
E para não cansar chega ... mas também tem teatro, espelho-d'água, cafeteria, floricultura para ver e comprar, muita trilha.
Terminamos o dia no interior galês onde predomina a criação de ovelhas (aliás faz tempo que vemos ovelhas) 
Quando estávamos falando com filhas e netos nos cumprimentando pela passagem do dia das mães!
Amo vocês 4!!

Segunda-feira .. como outro dia qualquer ... acontece muito de a gente nem se dar conta que dia é hoje ... mas vamos lá! Dormimos em um bom camping e antes de seguir caminho vamos fazer uma curva e subir a montanha para conhecer um povoado com história interessante.

 Myddfai , 3-4 ruas, igreja, centro cultural e Biblioteca, poucas casas

 Outra atração que tenho são as portas com aldravas e janelas
 A história: uma família de médicos, os "doutores de Myddfai", aqui viveu do século 14 ao 19 e era conhecida em toda a redondeza pelos remédios fitoterápicos que elaboravam, conheciam os benefícios e malefícios que as plantas provocam.

Quem me conhece sabe que não passo batido por um cemitério. Tenho que entrar! E gosto muito!

Saindo daqui a estrada vai serpentear através e ao lado do Brecon Beacons National Park, com paisagens variadas e recortadas: áreas silvestres e cultivadas com 4 cadeias de montanhas: Black Mountains (oeste e leste) fazem a fronteira com a Inglaterra, Fforest Fawr e Brecon Beacons. 

O destino: Hay-on-Wye - Town of Books , nunca ouviu falar? Nem eu!! Vamos lá: pequena cidade nas Black Mountais é um imã para amantes da literatura e de livros do mundo todo. Verdade! A prova: tinha um ônibus de coreanos por lá! 
É o paraíso dos livros usados, ou seja, é considerada a capital mundial de livros de segunda mão. 


 Praça com relógio típico do País de Gales



 Tudo começou quando Richard Booth abriu essa livraria na década de 60

 Tudo organizadíssimo, sem cheiro de mofo ou poeira, se precisar recorra aos atendentes mas fique à vontade em 3 maravilhosos andares

 O "que não pode faltar" ... Paulo Coelho
 Atualmente as 40 lojas possuem mais de 1 milhão de livros de todos assuntos que se queira.
 O Hay Festival of Literature (www.hayfestival.com) ocorre no fim de maio/início do verão e atrai poetas, escritores e aficcionados pelo "livro"
Hum! Sorvete bom!


Black Mountains 


 Tretower Court and Castle : a torre, construída por Picard por volta de 1100, pertence a um dos castelos com torre e paliçada erguidos durante o avanço dos normandos ao País de Gales  

 
 Abergavenny cidade localizada no Vale do Usk, possui casario, castelo com paliçada e torre onde ocorreram violentas lutas de fronteira, por 3 séculos e testemunhou o massacre dos chefes galeses pelos normandos em 1.175.

A maior atração é a St. Mary's Priory Church, fundada em 1087 como priorado beneditino. Possui uma escultura de carvalho que traça a linhagem de Jesus até Jessé, que não vimos pois a igreja estava fechada.
Por um buraco na grade consegui ver esses túmulos de alabastro em uma capela lateral. A foto não faz justiça, mas são belíssimos.  
Paramos no Mercado Aldi porque para comprar vinhos os preços são imbatíveis e por aqui vinho é artigo caro. Nosso destino é Newport, que fica perto de Cardiff - Capital do País de Gales. Mas na verdade o camping é em Crosskeys, em um vale lindíssimo e com lua cheia. Quando você chega em um camping e já está fechado, sempre tem a possibilidade de entrar, se acomodar e amanhã você regulariza os trâmites. Parte-se do princípio que você não vai "escapulir" pela manhã e não pagar o devido.
Outro exemplo: quando vamos comprar ingresso e o Silvano pede um para maior de 60 nenhuma vez foi solicitado que eu provasse que tinha mais de 60 (tudo bem, não vale dizer que tá na cara!).

O camping está a 4 km da estação de trem e não tem onde deixar as bicicletas. Só nos resta ir andando para a maratona de trem: de Crosskeys até Newport, baldeamos para Cardiff e um terceiro até a baía e porto.


 Crosskeys 

Cartaz dentro do trem alertando para o risco de não comprar a passagem antes de entrar no trem: se você for pego, será processado e multado. Simples assim!

Um pouco da história de Cardiff : o que se sabe é que por volta de 55 d.C. os romanos aqui construíram uma fortaleza, depois a história não sabe exatamente o que aconteceu até 1093 quando Robert FitzHamon ganhou terras por serviços prestados à Guilherme, o Conquistador.
Do século 13 tornou-se oficialmente cidade e viveu em relativa tranquilidade até 1830, quando a família Bute investiu e desenvolveu o porto.
Em 1913 era o mais movimentado porto de exportação de carvão do mundo.
Cardiff foi confirmada capital do País de Gales em 1955, passando a ser a mais jovem capital européia. Hoje dedica-se ao turismo, comércio e administração, com grandes projetos urbanísticos.    


Chegando em Cardiff Bay, reparem que o guarda-chuva é nosso companheiro inseparável. O tempo é "encardido"... acontece de tudo num período de poucas horas!
Wales Millenium Centre, sede da Welsh National Ópera e outras 6 instituições artísticas. Inaugurado em 2004, com direito a presença da Rainha. Como dizem os jaguarenses: Merece!
São várias salas para apresentações de balés, musicais, peças teatrais



A região da orla foi revitalizada e urbanizada




Hora do intervalo para o rango



Outra igreja "desconsagrada" e mais uma que virou bar-cafeteria. A história dessa igreja vale a pena ser contada: em 1868 marinheiros noruegueses traziam madeira para ser usada como vigas nas minas de carvão  e a construíram no próprio porto em meio aos armazéns, o que eu não sei é se a madeira foi "surrupiada" ou doada.... Quando a região foi revitalizada, ela foi desmontada e reconstruída aqui no Waterfront Park.    

The Antarctic 100 Memorial : em 05/JUN/1910 saiu de Cardiff a expedição Terra Nova, liderada por Robert Scott para atingir o Polo Sul. O que não podia faltar numa viagem dessa eram imprevistos, mas mesmo com os muitos contratempos em 17/JAN/1912 -  Scott e 4 companheiros: Wilson, Oates, Bowers e Evans - alcançaram o objetivo ... mas qual não foi a surpresa quando descobriram que em 14/DEZ/1911 a equipe norueguesa, comandada por Amundsen, esteve ali e fincaram a bandeira.
Scott e seus companheiros acabaram morrendo na viagem de volta e seus corpos e diários foram descobertos muito tempo depois.
Até hoje discute-se o que pode ter errado e de quem foi a "culpa".  


Para constar como curiosidade: no Red Dragon Centre tem a Doctor Who Experience, com cenários, trajes e tudo referente a esse seriado da BBC, que foi filmado aqui. Para falar a verdade nem faço ideia do que seja, pois nunca vi nenhum episódio, mas os fãs - whovian - passam horas ali dentro entretidos e descobri que tem página no Face com esse nome. 
  
Esse edifício é o Y Senedd, de 2006, onde está instalado o Parlamento Galês, que é autônomo em relação à Coroa Britânica. 
Fomos dar uma conferida se os "nobres" deputados estavam trabalhando direitinho e dando o rumo certo à nação. Pode-se fazer visitas guiadas e gratuitas.




Em matéria de esporte quem manda por aqui é o Rúgby, o Cricket e o Golfe.
O Millenium Stadium foi inaugurado em 1999 para a Copa do Mundo de Rugby.

Saindo do porto vamos para o centro, onde os prédios "neoclássicos" são construídos com as pedras brancas de Portland e as galerias predominam. Em estilo eduardiano ou vitoriano - variava em função do detentor do poder, se "eduardos" ou "vitórias" - abrigam lojas, ligam uma rua às outras e vai criando um emaranhado de galerias com lojas, cafés, livrarias e como principal característica os tetos arcados. Nas galerias não tem tempo ruim .... que não é o caso desse momento.
O comércio de Cardiff tem despontado como variado, forte e de preços justos
Essa é a entrada da mais antiga delas, Royal Arcade, de 1858 ... e a gente pensando que shopping é coisa nova.

O centro também convive com castelo neogótico mas não fomos conhecer. Castelo dá uma canseira danada, tem quartos demais e banheiros de menos, corredores e escadarias sem fim ... o Cardiff Castle originou-se de um forte romano e no século 12 tomou a forma de castelo propriamente.
E por um milagre não entramos em nenhuma igreja. 

Como era só para dar um "vistazo", passamos no mercado e temos toda a maratona dos 3 trens para voltar para casa.

E ainda tem 3 km a pé até o camping ... lar, doce lar ... boa noite


  


Um comentário:

Inara disse...

nossa, que cidade linda essa Cardiff!! fiquei encantada!!

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...