sábado, 3 de maio de 2014

04 a 06.05.2014 - Dias 47 a 49 - Holyhead - Dublin - Holyhead

O dono do camping nos levou até o porto bem cedinho: 08:00 da manhã!! O ferry partiu 08:55 e chegamos em Dublin 12:30. Viagem tranquila, apesar de ter ficado um pouco enjoada, quanto menor o barco mais ele balança e aí o bicho pega. Mas chegamos sem maiores contratempos.

Fomos de ônibus para o centro e apanhamos um pouco para achar o hotel, estávamos na rua e não conseguíamos encontrá-lo porque o número que eu tinha anotado não batia. Enfim localizamos! Não chega a ser "meia-boca", as fotos do site até correspondiam à realidade ... enfim, um hotel "honesto", fácil de se locomover para as atrações, não precisamos tomar ônibus ... mas não tenho lembrança de ter estado em um banheiro tão, mas tão minúsculo... até esqueci de tirar foto, mas penso que não seria possível entrar com o Ipad dentro dele!! Sacanagem, mas é verdade!

Dublin, em irlandês Baile Átha Cliath , capital e maior cidade da República da Irlanda, com 550.000 habitantes.
Os vikings chegaram a por aqui no ano 837, com 65 embarcações. Na verdade primeiramente era apenas centro de negociação e em 917 os vikings fundaram um povoado protegido.
No ano 1172 o rei Enrique II outorgou a Carta Constitucional e tem início a administração cívica.  Daí em diante houve avanços e retrocessos na tentativa de adquirir autonomia do poder inglês. Somente em 1916 os republicanos irlandeses organizaram o Levantamento da Páscoa, a cidade foi quase destruída mas foi estabelecida a República da Irlanda, com a proclamação da República em 1949. 


Lema : "Feliz a cidade onde os cidadãos obedecem" 
E lá vamos nós obedecer as regras de turista: andar, andar e andar ...
The Spire , com 120 mts : foi aqui que em 16/JUN/2013 os brasileiros residentes em Dublin fizeram uma passeata como ato de apoio às manifestações que ocorriam naquele momento no BR
James Joyce e Cleci Maria

St Patrick Cathedral , é a mais antiga, de 1192, século 12, .  É o patrono da Irlanda. Possui em seu interior a tumba de Jonathan Swift, autor de "As  Viagens de Gulliver". 


DUBLÍNIA ; museu interativo sobre a época viking, está localizado na região onde foram encontrados os primeiros vestígios da fundação da cidade.


Tudo bem! Também concordo: menos Silvano!!
Ao lado de Dublínia, no topo da Dublin Hill está a Christ Church Cathedral fundada cerca de 1028. Na Idade Média foi importante centro de peregrinação
  

Castelo de Dublin : As primeiras construções são do século 13, mas foram restauradas inúmeras vezes e pouca coisa é original. Antes da Irlanda declarar a independência, aqui era a residência oficial dos reis da Inglaterra na Irlanda: começou com os vikings, foi fortaleza, prisão, "poder judiciário".
Atualmente é usado para recepções e inaugurações de Estado.   
Tower Bedford : é o que restou de original  do século 13, daqui foram roubadas as jóias da Coroa irlandesa em 1907
Anexo à Tower Bedford está a Capela Real, atualmente usada como sala de concertos, exposições e centro de artes  
Construída entre 1807-1814, a original foi destruída pelo grande incêndio de 1684, com teto muito trabalhado e bonito 


Nos fundos do Castelo podemos passear e descansar pelos Jardins e o que era a antiga Cavalariça. Uma paradinha é bom, já estávamos exaustos de tanto bater perna. Nem um café tomamos até agora!

Chester Beatty Library : quem foi Alfred Chester Beatty? Nasceu em Nova York, em 1875, formou-se em engenharia de minas e fez fortuna escavando minas no Colorado. Em 1908 funda uma empresa de consultoria (não é de hoje que consultoria dá dinheiro...), sua esposa falece e ele muda-se para Londres, casa-se novamente em 1913. 
Desde pequeno colecionava conchas, pedras, selos... Seu interesse diversificou quando em 1914, em viagem pelo Egito comprou cópias decoradas do Corão nos bazares. E assim seguiu, em uma próxima viagem à Ásia interessou-se pela pintura chinesa e japonesa. Comprou tudo que achou: belos exemplares de caligrafia, encadernações e materiais ricamente ilustrados, especializando-se em material relacionado com as religiões: tem uma excepcional e espetacular coleção de manuscritos, ícones, miniaturas, livros antigos e objetos de arte da Ásia, Oriente Médio, África e Europa.
Tesouros artísticos das grandes culturas e religiões. Papiros egípcios, cópias com iluminuras do Corão e da Bíblia, manuscritos medievais e renascentistas, ilustrações budistas, turcas e persas.
Enfim é Imperdível! A coleção mostra a riqueza de expressão humana desde 2700 A.C. até nossos dias.
Não é possível tirar nenhuma foto, mas no site você encontra muita informação www.cbl.ie . A proibição de tirar fotos nos dias de hoje eu não entendo a lógica: antigamente a desculpa era que tirando fotos, algum "danado" poderia "encomendar" alguma  peça ... foi assim que roubaram várias igrejas em Minas Gerais, recebendo encomendas de interessados e como havia interessados em roubar ...
Mas atualmente praticamente tudo está na internet!!!! Não entendo!
Enfim, falei demais e mostrei de menos, mas vale a pena conferir o site.
     
O fim de tarde vai chegando e está na hora de percorrer a região dos pubs. Como eles são charmosos, bonitos, enfeitados. Dublin é uma cidade constituída de jovens, estudantes, artistas de rua, estrangeiros e muitos, muitos brasileiros e quase todos loucos por uma Pint (equivalente a 0,56825 lt) 


Esse pub amarelo embandeirado é o Oliver St John Gogarth, de fins do século 19. Seu nome vem do poeta, autor, atleta, político e cirurgião. Era uma figura emblemática na cidade e serviu de inspiração para um personagem de James Joyce.
Temple Bar é o Pub!!!! O bairro também se chama Temple e acredita-se que devido a uma família com esse nome que por aqui viveu no século 17, tendo aparecido pela primeira vez em mapa de 1673. 
Que cara cansada!! É o dia foi pesado, quem sabe a Guinness resolve essa canseira! 
A partir da década de 60 a área foi revitalizada e atualmente abriga, além de pubs: estúdios, ateliês, butiques, restaurantes, cafés. Antigos armazéns, ruas de pedra e com desenho medieval atrai os turistas como "moscas no mel".
Um "fervor" de gente o tempo todo, e que só aumenta com o cair da noite ...
Mas estamos cansados e prá casinha vamos! Boa noite!

Dia seguinte ... mais pernas prá que te quero!  O clima em Dublin é instável e temperamental, não dá para sair sem estar equipado para frio e chuva. Momentos cinzentos alternam-se com céu azul (bem menos é claro).


Aqui é o Garden of Remembrance = Jardim da Recordação : que as novas gerações não esqueçam que muitos lutaram um dia pela liberdade da Irlanda. Ao fundo, escultura de Oisin Kelly.
No prédio tipicamente georgiano está instalado o Dublin Writers Museum : demoramos horas para percorrer as salas e descobrir quão prolífico é o irlandês e como produziu tantos escritores de renome. Documentos, fotos, manuscritos, primeiras edições e objetos pessoais, explicações contextualizando o que acontecia pelo mundo afora e os reflexos aqui na Irlanda.
A palavra é maravilhoso! Horas de puro deleite para quem gosta de livros, escritores, boas histórias!    


George Bernard Shaw, William Butler Yeats, Samuel Beckett e Seamus Heaney ... o que eles tem em comum? Todos receberam o Prêmio Nobel de Literatura!! Além de mais 5 agraciados com o Nobel da Paz e 1 de Física!


Seleção de escritores irlandeses: James Joyce, Samuel Beckett, W.B. Yeats, Brendan Behan, Oscar Wilde, G.B. Shaw, J.M. Synge, Edna O'Brien, Seamus Heaney, Patrick Kavanagh e Sean O'Casey ... um time e tanto ...
Um pequeno descanso para poder processar tanta informação literária. Bom, muito bom!
Vamos para outro ícone da Irlanda e Dublin: Trinity College Library.
A mais antiga Universidade da Irlanda, com jardins e parques, mas principalmente ganhou fama pelos seus tesouros, incluído aí o Book of Kells, 
manuscrito do século 9, feito por monges celtas por volta do ano 800. Possui ainda outros manuscritos de evangelhos irlandeses, além do livro de Kells, o livro de Armagh e o livro de Durrow.


Atualmente a biblioteca do Trinity está dividida em 8 edifícios, com 4,5 milhões de exemplares. A biblioteca existe desde que a Rainha Isabel I autorizou a fundação da Universidade em 1592. E desde 1801 recebe um exemplar de cada obra publicada no país. 
 Tô com cara de "pinto no lixo" ... livros ... livros ... que cheirinho bom!!
Long Room é a sala principal da Biblioteca Antiga: com 65 de comprimento e cerca de 200.000 livros mais antigos. Em 1850 as estantes já estavam completamente lotadas e em 1860 subiram o teto conforme vemos hoje.
Os livros estão tão grudadinhos que parecem pintados ou desenhados nas paredes
A coleção de bustos de mármore se iniciou em 1743. Só não sei dizer quem está representado
A gente fica de queixo caído e pescoço doendo de olhar para cima. É só para ver, mas que mirada!

Essa biblioteca foi cenário para vários filmes, entre eles Star Wars, era o templo do Jedi e Harry Potter também passou por aqui
Alojamentos do Trinity College
Recado para os alunos que estão em prova: "Mantenha a calma e vá para os exames que o Capelão está orando para você"
Fazendo onda de maridão ideal 

Essa Igreja virou um "tudo": uma grande atração turística

O fundador da Cervejaria Guinness, Arthur, casou-se nessa igreja de St Maria com Olívia em 1761. O cara era predestinado a isso ... estar em meio a cerveja!
Ha'penny Bridge é a ponte mais antiga para pedestres sobre o RioLiffey, de 1816. Esse nome vem de Halfpenny, que era o que o pedestre pagava para atravessar a ponte até 1919. Os cadeados dos apaixonados que juram amor eterno e jogam a chave do no rio ...se por acaso acharem a chave ... a promessa pode ser desfeita!


Esse Fish e Chips tem nome, sobrenome e idade: Leo Burdock, 1913
A parte traseira do 4 estrelas The Clarence. Esse hotel até ano passado tinha como diretores o Bono e The Edge, pelo que entendi ainda são donos mas não participam mais da diretoria (a confirmar)


Cafezinho no Starbucks: eles chamam pelo que eles entendem que você disse
Bram Stoker, autor de Drácula, nasceu em Dublin em 1847. Drácula vem da palavra irlandesa "Droch Ola" = "Bad Blood"
Aqui foi o Centro Administrativo até 1995. O Conselho Municipal continua se reunindo 1 vez ao mês. Atualmente tem exposições contando a história da cidade.
Andamos a mais não poder ... É sempre bom quando você repassa pelos lugares, a certeza das imagens ficarem gravadas é maior.  
Casas e portas em estilo georgiano; o século 18 foi testemunha de grande desenvolvimento e muita construção em Dublin, mas também época de muita pobreza e diferenças. Nada era simples por aqui!

Voltando para casa, ops, para o Motorhome! Acho que somos as únicas 2 pessoas que vieram a Dublin e não foram conhecer a Guinness Storehouse ; um centro de visitação, interpretação e experimentação da cerveja. São 7 andares pelo mundo Guinness, contando a história que começou em 1759 com Arthur Guinness. O edifício tem a forma de uma gigantesca taça, onde caberiam 14,3 milhões de pints. Uau! Na próxima visita a Dublin iremos....
Sláinte! Saúde!

   Resultado: amamos Dublin! Cidade que merece uma visita. Ficamos 3 dias e não vimos muita coisa, tem museus variados, prédios e ruas interessantes, mas tem sobretudo um "quê" especial. É agradável simplesmente andar por suas ruas, praças e parques. As pessoas tem um jeitão diferente, descolado, de quem sabe que vive em uma cidade diferente!    

Um comentário:

Inara disse...

ufaaa.... muita coisa pra ver mesmo em Dublin!! apesar de não gostar da Guiness, me deu até vontade! quem sabe em Dublin ela não tem um gostinho especial??
adorei a cara de pinto no lixo!!! e o Silvano veste mesmo a camiseta de turista!!!
beijos saudosos!!!

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...