segunda-feira, 21 de setembro de 2015

16 a 18.09.2015 - Berlim - Potsdam - Gottingen - Bad Arolsen

 Dias 09 a 11
Antes de sairmos da casa do Frank pegamos muita pera e ameixa preta ... os pés estão carregados. 

Arredores de Berlim


AutoBahn = Estrada perfeita
Essas paredes são para isolar o barulho da rodovia de quem reside perto
A estrada que faz a circunvalação de Berlim é o Berliner Ring até a saída de Potsdam. Como de costume andamos alguns kms a mais pois nosso gps, a"izabel" sempre insiste em nos levar por alguma estrada-picada ...
O camping está super bem localizado, à beira-lago mas um pouco distante de Potsdam. O tempo instável com ameaços de chuva nos fez decidir ficar em casa, com aproveitamento do tempo para tentar organizar as coisas.

Dia seguinte fizemos roteiro não muito inteligente e a visita não ocorreu a contento : Potsdam tem por baixo mais de 10 palácios visitáveis.
Acabamos não entrando em nenhum, andamos muito pelos jardins, uma canseira danada.

História: capital do estado de Brandenburg, sem os palácios, castelos, parques e jardins seria uma cidade sem grandes atrativos. Potsdam foi marcada pela guerra: em 1945 teve seu centro histórico transformado em escombros por 490 bombas da Royal Air Force britânica.   

Começando pelo centro visitamos o Mercado antigo, a Igreja Nikolai construída em 1830, a antiga Prefeitura de 1735, bairro holandês e antigos portões da cidade.
"Ceci n'est pas un château" - é o que está escrito na parede e não sei se está legível


Igreja Nikolai, construída em 1830-37

À direita, antiga Prefeitura de 1753
Na praça da Igreja de Pedro e Paulo havia feira e paramos para comer uma "bratwurst".

Na Praça Bassinplatz , a Igreja de Peter e Paul, construída em 1867

Bairro Holandês


Seguimos andando até a Colônia Russa de Alexandrovka, de 1826. Casas típicas, museu, restaurante, jardins



A Igreja Ortodoxa Russa está localizada em um bosque e tem data de 1829




Daqui Silvano voltou para buscar o MH, que deixamos estacionado lá perto do centro histórico. Enquanto esperava tomei um cappucino.

Próxima parada: Glienicker Brucke=Ponte
Construída em 1907, sobre o Rio Havel divide Potsdam e Berlim. Conhecida como "Ponte dos Espiões" pois Estados Unidos e União Soviética fizeram em várias oportunidades trocas de espiões capturados durante a Guerra Fria.


À direita detalhes da restauração


10 - Novembro - 1989 , data em que o Muro de Berlim "caiu"


Em novembro de 2014, Angela Merkel visitou a ponte, onde Steve Spielberger gravou o filme "St. James Place"que trata justamente desses episódios. Ela foi recebida por Tom Hanks que faz o papel de um agente da Guerra Fria.

Nas proximidades da ponte o Castelo Cecilienhof tem importância exclusiva: no verão de 1945, os chefes de estado dos aliados vitoriosos se juntaram na Conferência de Potsdam: as fronteiras foram remarcadas, Berlim foi dividida em 4 setores e igualmente o país também foi dividido entre os 4 - Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e União Soviética.
A Prússia deixou de ser um estado e essa divisão permaneceu até 1989 com a derrubada do Muro.


Quando chegamos no Castelo Sansoussi eu já estava morta de tanto andar...
Não entramos e fomos direto para o jardim, com escadaria e vinhedos nos terraços, fontes, esculturas e muito, muito chão para andar.






Na verdade é um complexo castelar: Sansoussi, Castelo Charlotenhof, Palácio Novo, Estufa de laranjeiras=Orangerie, Banhos Romanos, Jardim Botânico, Novos Aposentos, Moinho Histórico ... enfim, precisamos de uma semana e um simples bate-volta não é suficiente para tanta coisa. Fica para a próxima!

Moinho histórico, de 1790
Casa Chinesa de Chá, de 1754

Neues Palais = Novo Palácio, de 1763

Por hoje chega ... Começou nossa rotina de mercado: compramos pouca coisa por vez porque não temos como fazer estoque e a geladeira é pequena.
Dormimos em um posto beira-estrada com facilidades para caminhoneiros e motorhomeiros: banheiros com bom chuveiro.
E vamos comer kartoffel
Na sexta, dia 18, paramos para conhecer Gottingen: situada na Baixa Saxônia, com +- 130.000 habitantes é um efervescente centro universitário.
44 Prêmio Nobel estudaram e/ou ensinaram em suas escolas.
A primeira menção oficial da cidade data do ano de 953. Foi poupada dos bombardeios da 2.Guerra Mundial.
Em restauração





Vitrines que possuem verdadeiras obras de arte em exposição


O que está escrito eu não sei, mas a data é 1332, a farmácia é um bocado antiga


Georg Christoph Lichtenberg (1742-1799), filósofo,escritor, matemático. Primeiro professor de física experimental na Alemanha (wikipédia)


Flanamos, tomamos sorvete, visitamos igrejas: aqui há a Igreja de Santiago, já que a cidade fazia parte da rota de peregrinação à Espanha e tem uma comunidade devota de Santiago bem atuante na região.
Igreja de Santiago 





Quando voltamos para o motorhome "ganhamos" uma surpresa; o guarda estava nos multando pois passamos do tempo que havíamos pago ... sem choro nem vela nem jeitinho: por sorte com a ajuda de uma jovem que falava inglês pagamos a multa na hora - "morremos" em 15 euros. Tudo bem que foi a primeira multa mas é chato!

15 euros mais pobres seguimos viagem para a região de Bad Arolsen, camping beira-lago, frio de rachar. A recepção já estava fechada mas a gente entra, se instala e se quiser utilizar energia e água é com moedas. Para usar o banheiro é preciso ter senha. O banho foi automaticamente transferido para amanhã.
Tchau, boa noite e beijos.

Um comentário:

Inara disse...

hahhaha...coitadinhos! mas estranho seria se o guarda alemão tivesse dado uma colher de chá procêis!!
quero fotos!!
beijos!

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...