quinta-feira, 18 de julho de 2013

07 e 08.07.13 - Dias 82 e 83 - Estocolmo - Ljungby (S) - Vissenbjerg (DK)

 Nesses dois dias andamos 430 km cada...uma esticada das boas. Já tínhamos resolvido que não íamos  até a Noruega e de ontem para hoje a resolução foi que a Dinamarca também ia para o saco. A ideia é deixar como última perna antes de voltar ao Brasil. Se der, bem, se não...não!
O que não podemos fazer é atravessar correndo e pensar que visitamos o país. Fica para quando tivermos tempo e sem neuras!
No domingo, saímos de Estocolmo não muito tarde já que o dia ia ser longo.
Hoje vamos só por auto-estradas que rende um pouco mais, menos curvas e com duas pistas quase que o tempo todo.
Cidades com fábricas de marcas conhecidas no Brasil: Scania, Husqvarna, Gripen (avião de caça), Saab...
Passamos por ruínas de uma residência de 1600, com uma localização invejável, no alto com vista para o mar, perto da cidade de Jonkoping. Maravilhoso!
Ficamos num camping perto da estrada, pequeno, beira de lago. Mas a maior qualidade foi o preço: um dos mais baratos em que já estivemos. Bom, muito bom!










Interessante como tem desses carrões enormes, e andam como "gente grande" na estrada
Como disse no começo, hoje é outro tanto de kms...Antes de passarmos a fronteira para a Dinamarca paramos num mercado para gastar as Coroas Suecas. Deixamos algumas para a possibilidade de haver pedágios a pagar nas pontes.




O ponto alto do dia é exatamente a travessia dessas pontes...
A fronteira entre Suécia e Dinamarca é pela ponte de 16 km - Oresundsbron -  tem um vídeo que rola pela internet mostrando a travessia dela. Os dados sobre a construção são impressionantes, bem como o pedágio também - 50 euros = R$ 140,00 !! 
O catálogo que nos deram é em alemão e muita informação não "tive tempo" de traduzir! Mas vamos ver umas poucas informações:
. desde a Era do Gelo Suécia e Dinamarca estavam separadas;
. ponte rodo-ferroviária;
. dividida em 3 partes: ponte com 6,7 km, outra parte sobre uma ilha artificial e o túnel construído em 20 partes e encaixados dentro do mar, para permitir a passagem de navios cargueiros por cima;
. o acordo foi firmado em 1991 e o término em agosto de 1999 quando foi  colocado a seção final da ponte. 6 horas depois, a Princesa Real Vitória da Suécia e o Príncipe Frederik da Dinamarca, atravessaram para o aperto de mãos...
. a previsão de durabilidade da ponte : 100 (Cem, cem) anos: enfrentando as mais severas condições: alta salinidade, temperaturas até -20°, possíveis colisões de navios e blocos de gelo, etc.
. www.oresundsbron.com
As fotos tiradas de dentro do carro, não mostram a beleza da travessia, uma pena!






Nesse trecho a linha para o trem vai por baixo da rodoviária


Quando saímos da Oresund, estamos em Copenhague, mas passamos direto...
Não lembro em quanto tempo chegamos na segunda grande ponte, para passarmos para outra ilha.
. 18 km e 50 euros de pedágio, hoje a despesa foi grande.
www.storebaelt.dk 
Outra ponte imponente e com números impressionantes, de 1998:
. pilar central com 254 mts, sendo o ponto mais alto da Dinamarca (o maior pico tem 170 mts);
. 110.500 km de cabos de aço = 2 vezes a volta ao mundo;
. 1624 mts de vão livre (a 3a. do mundo);
. a ponte oeste, tem 6600 mts, a segunda mais longa rodo-ferroviária na Europa;
    




Fora as duas enormes passamos por outras menorzinhas, essa região tem ilhas e fiordes. Muito lindo e diferente.
A paisagem na Dinamarca não difere muito da Suécia: plano, alguns morrotes vez em quando.
Para que não alegue ignorância na entrada de cada país tem as regras de "navegação"
Já que gastamos muito com pedágios vamos dormir de novo em parada de posto... na verdade não tínhamos $$ da Dinamarca (DKK=Krone), não passamos em nenhum local que tivesse caixa automático. mas também é uma boa ocasião de não gastar ...
Tínhamos um troco em Krone do pedágio (pagamos em euros e a devolução foi em DKK) e era o suficiente para  tomar um café e banho...os dois juntos com a mesma ficha ....
Dormir nessas paradas é tranquilo e sem problemas. Absolutamente seguro!
Como já disse o único inconveniente é a energia da geladeira, ainda mais quando está cheia.
Boa noite e beijos.


Um comentário:

Inara disse...

que lindos campos e ruínas!!

o kevin adorou as fotos também!

saudades, beijos!

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