sábado, 27 de abril de 2013

28.04 - Dia 12

Berlim, Dahmer's Haus...
Dia de levantar um pouco mais tarde (os outros, porque eu já entrei no ritmo, levanto depois das 10 e olhe lá ...), Silvano vai para a cozinha: picanha "alemã" com cerveja e azeitonas pretas ...eu ajudei no preparo das saladas, a Mara fez arroz, purê e outras coisinhas.
Está um típico dia de primavera: um pouco de frio, céu azul e por vezes vento. Mas está suficiente e de sobra para os "locais" se jogarem nas praças, parques, ir prá rua, deitar nos gramados, passear com os cachorros, namoradas, pais e filhos.  É bonito de ver como eles aproveitam os meses de calor. Dias de espantar a "melancolia" pelos dias cinzas, fechados e chuvosos, além de nevados..... neve é bonito de se ver em postais, de longe, de dentro do hotel. Se você, porventura, morar em casa tem que tirar a neve de sua calçada TODOS os dias, depois de uma semana já deu!
Enfim estamos na primavera, as árvores que estavam desnudas em 10 dias já estão explodindo de folhas, muitos tons de verde, botões que se você ficar olhando parece que vai abrir a flor em um segundo. Árvores floridas brancas, amarelas, rosas e pássaros.
Nós que moramos em um país tropical e temperado nem percebemos a passagem das estações, mas aqui (como em Morro Reuter, RS) é maravilhoso de apreciar as mudanças.
Fomos ver um pouco dessa nova estação no Tiergarten = Jardim dos Animais, ou mais próximo de Jardim Zoológico. Pelo menos no trecho onde andamos está mais para Jardim Botânico, trilhas, caminhos, ciclovias, lagos.
Um Parque da Redenção (RS) ou Ibirapuera (SP) um bocado maior, mais cuidado. Na Segunda Guerra foi detonado e destruído integralmente, virou terra arrasada, tendo sido plantado tudo novamente.
Visitamos a Coluna da Vitória, monumento alusivo a Guerra Franco-Prussiana.
Dali fomos na Praça Gendarmenmarkt, com igrejas que hoje são museus, Casa da Ópera, cafés, sorveterias.
Uma peculiaridade: pessoas sem condições de se sustentar (sem teto, sem trabalho) para receber ajuda do governo precisa adotar um cachorro. Todo mes passa a assistente social para ver se o bicho está sendo bem tratado, cuidado. Se sim, o cidadão continua a receber a ajuda financeira do governo. 
Interessante!?! Tenho medo de algum político (esses que gostam de distribuir bolsas) ouvir falar sobre isso....
Depois de um sorvete voltamos para casa.


Coluna da Vitória


Tiergarten


Bom fim de domingo e boa semana.

Um comentário:

Inara disse...

Oi mãe!! Lindas fotos!

Mas eu gostei dessa sistemática do cachorro... heheh.

beijos!!

15-10-2017 - Arganda del Rey - Madri - Granada

Um belo domingo de sol! Outono calorento! Céu azul! Hilário nos levou até o aeroporto Barajas 09:00 para “locar” um carro e bandear uns di...